A importância da fisioterapia e massagem no desporto

Todos os atletas, quer de alta competição ou não, desejam obter melhores resultados. Para isto, é necessário seguir um plano de treinos, de forma a melhorar a resistência e evitar as lesões, daí a importância da fisioterapia e massagem no desporto.
A prática de desportos pode estar relacionada com lesões musculares durante a realização de exercícios.
As lesões podem surgir por:
-não ter existido aquecimento, ou por este não ter sido feito da melhor maneira;
-situações em que o desportista esforça em demasia o seu corpo.
É importante existir um trabalho de prevenção de lesões e preparação do atleta nas suas diferentes dimensões. Assim, o atleta terá menos lesões e um melhor desempenho, se optar por ter um acompanhamento de fisioterapia e massagem no desporto que pratica.

Fisioterapeuta no desporto

O Fisioterapeuta no Desporto é um profissional de saúde reconhecido, que demonstra competências específicas, na promoção da atividade física de forma efetiva e segura.
Para um desportista lesionado é essencial um rápido processo de recuperação e um retorno ao exercício acompanhado e orientado, para evitar que a lesão volte a aparecer.
A fisioterapia não é apenas para recuperar de uma lesão muscular, mas sim para prevenção e melhorar o desempenho de qualquer praticante de desporto em diferentes níveis de competição
Os principais objetivos, da fisioterapia no desporto são:
-preparação, é preciso preparar o corpo para obter bons resultados;
-celeridade, fazer rápidas recuperações de lesões e preparar o atleta para uma competição em específico;
-equipamento, trabalhar em equipamentos de exercício para obtenção de resultados.

Massagem desportiva

As massagens na prática de desporto são importantes para prevenir lesões, tanto para amadores como profissionais e pode ser feita na pré e pós-competição.
As sessões de massagem desportiva devem ser realizadas sempre após um treino e a sua frequência depende da carga de treino.
Um atleta de alta competição que faça treinos 2 treinos por dia deve fazer duas sessões de massagem por semana. Já um atleta que faz 1 treino por dia, basta uma sessão de massagem por semana.
A massagem desportiva reúne um conjunto de técnicas que visam:
-o melhoramento do tónus muscular (tensão elástica que representa o músculo a relaxar);
-proporcionar o aumento da performance física, que envolve a reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões.
Este tipo de massagem é composta por um conjunto de técnicas de manipulação das estruturas músculo-esqueléticas, mas com incidência particular em zonas corporais cruciais à atividade desportiva.
É uma massagem caracterizada por movimentos suaves, lentos e firmes no corpo inteiro, de forma a relaxar a musculatura e proporcionando alívio das tensões e stress, encorajando os músculos a recuperar após o treino. Assim, o sangue e o oxigénio conseguem voltar aos músculos a um ritmo normal e fazer uma reparação eficaz dos tecidos musculares, tornando-os mais fortes e resistentes.
Este tipo de massagem aplica-se em:
-pré-treino desportivo;
-treino desportivo;
-pós-treino desportivo;
-pré-competição, competição e pós-competição;
-pós-viagem;
-prevenção de lesões.
Contudo, para se beneficiar de uma massagem desportiva não é necessário ser-se atleta.
A massagem é uma das mais antigas formas de terapia e um método fundamental no alívio de dor, relaxamento, estimulação e recuperação muscular, que a nível preventivo, terapêutico ou desportivo.
Os seus benefícios são:
-estimulação da circulação sanguínea;
-alivio das tensões físicas e emocionais;
-combate à ansiedade, a insónia, a irritabilidade e falta de concentração;
-combate à dor de cabeça;
-eliminação de toxinas do organismo.

A importância da fisioterapia e massagem no desporto

Após o treino, são indicados exercícios de alongamento e diversos tipos de massagem para remover nódulos e evitar lesões, estimulando o sistema mecânico e neuromuscular.
É importante que o praticante de desporto tenha acompanhamento de um fisioterapeuta, para evitar lesões e conseguir um melhor rendimento físico.
A massagem desportiva deve ser considerada como um complemento à atividade física, sendo considerada tão importante como a alimentação e suplementação do atleta.
Posto isto, um atleta que deseja ter uma vida desportiva saudável deverá ter em conta a importância da fisioterapia e massagem no desporto, para que consiga obter sempre os melhores resultados.

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário