Mudar de carreira: como recomeçar?

O desejo de mudar de carreira não é pensado de um dia para o outro e não pode ser levado como uma situação leviana. O maior desejo de um profissional é sentir-se bem e realizado no seu local de trabalho, fazendo parte de uma empresa que lhe permite aprender e crescer. Quando estas características não vão de encontro com a idealização do profissional, este tende a sentir-se desmotivado e encorajado a dar à sua vida profissional um novo rumo.

Mudar de carreira implica ao profissional um maior investimento do seu tempo em formações na área que pretende embarcar e na aquisição de novas competências. Com a mentalidade certa e o esforço necessário qualquer profissional consegue abrir portas para uma grande mudança na sua vida.

Primeiramente, tem de perceber a diferença entre mudar de emprego e mudar de carreira!

Mudar de carreira não é semelhante a mudar de emprego. Um profissional quando muda de emprego, continua (normalmente) a fazer as mesmas tarefas que já fazia antes, podendo progredir e começar a executar novas tarefas, mas sempre dentro da mesma área. Quando muda de carreira, o profissional vai realizar tarefas completamente diferentes do que já estava habituado. Portanto, quando falamos na necessidade de fazer formações e aprender novas competências relacionamos com este mesmo fator, pois é necessário que o profissional aprenda tudo do 0.

Seguidamente, tem de perceber o porquê de o querer fazer!

A ideia de arranjar um emprego “para a vida” já há muito tempo deixou de ser um conceito praticado. Muitas vezes, acontece ao profissional já não se identificar com o que faz, não se sentir motivado ou até não se sentir valorizado. Contudo, esta mudança também pode partir de motivos pessoais. Mudanças pessoais ou familiares e o profissional sentir-se em constante stress podem levar a uma instabilidade profissional.

Fazer uma avaliação dos motivos que o levam a querer mudar o rumo da sua carreira é fundamental para que não se venha a arrepender no futuro. O profissional deve ter em mente um plano a longo prazo e ações estipuladas para que haja uma transição bem enquadrada pois o processo pode ser demorado e muito desafiante.

Para o ajudar, reunimos 4 etapas a ter em conta antes de tomar alguma decisão.

 

1-  Foque-se em si primeiro

Antes de tomar alguma decisão, é essencial que dedique algum do seu tempo a refletir os motivos que o levaram a querer mudar de carreira. Perceber que mudar de carreira não é igual a mudar de emprego é crucial para que não tome ações precipitadas.

Assim que passar esta etapa é importante que tenha em mente quais os seus objetivos profissionais. Fazer um plano a longo prazo, identificar os seus pontos fortes e áreas de interesse irão permitir que perceba o caminho a embarcar.

 

 2-  Atente as oportunidades presentes no mercado

Assim que tiver estabelecido todos os pontos anteriores e tenha uma linha de ações estipulada, é fundamental começar a fazer networking para perceber o que os outros profissionais fazem. Participe em eventos, entre em fóruns ou troque mensagens com profissionais da área para averiguar os desafios que pode vir a enfrentar.

Dedique algum do seu tempo a identificar o que precisa de aprender e experienciar. Conheça quais os eventos, workshop e voluntariados que o mercado de trabalho tem disponível para si, pois pode vir a ser um fator estimulante nesta mudança.

 

3-  Foque-se na sua formação

Esta é a etapa que vai colocar todo o seu plano em ação. É nesta fase que vai começar a focar em obter novos conhecimentos e competências que o vão fazer destacar no mercado de trabalho.

Ganhar experiência através de cursos de longa duração ou até cursos online vai ser primordial para a sua inserção noutra área. Perceber quais as competências e habilidades que podem transitar da sua área antiga para a nova também é importante no sentido em que já vai ter estaleca e conhecimento em como atuar em certas situações.

Ganhar alguma experiência fora do trabalho também pode ser um fator que o destaque no futuro. Aposte em obter experiências através de workshops ou voluntariados.

 

4-  Ponha mãos à obra

É hora de atualizar o seu currículo! Agora que obteve todo o conhecimento necessário e ganhou novas experiências na área é hora de começar a enviar currículos. Dedique algum tempo a criar um currículo atrativo que destaque as suas competências, estudos e habilidades.

É importante que tenha uma boa presença online e saiba como se posicionar estrategicamente nas redes sociais. Se o seu network estiver a ser feito da melhor forma, irá ajudá-lo também no seu posicionamento online e até a aumentar as suas possibilidades de receber convites para entrevistas.

Por fim, faça um follow-up das suas candidaturas! No fim de cada entrevista é importante que se destaque da melhor forma e isso pode passar por enviar um e-mail de agradecimento. Este é um passo que pode ser diferenciador na escolha final pois está a demonstrar proatividade e interesse na vaga.

Entenda-se que mudar de carreira não traz consigo uma conotação negativa e não é um entrave a uma excelente prestação no seu local de trabalho. Mudar de carreira pode fazer entender às empresas que o profissional é destemido e que sabe enfrentar e resolver problemas da melhor forma, qualidades estas que são muito importantes e que o fazem destacar numa empresa inovadora.

Focar-se e saber usar as ferramentas que estão ao seu dispor, da melhor forma, irão proporcionar-lhe uma melhor experiência nesta mudança de carreira. 

Procura novas oportunidades? Conheça todos os nossos cursos certificados e com altas taxas de empregabilidade através do nosso site.

ABOUT INSTRUCTOR