Vai a uma entrevista de emprego?

É comum que os candidatos tenham receio de não conseguir mostrar ao recrutador as suas mais valias e as razões pelas quais consideram merecer aquela vaga. Se está nesta situação, saiba que o melhor que tem a fazer é falar de si com naturalidade como se tratasse de um amigo ou familiar, mas com uma comunicação mais formal. Além disso, já consegue encontrar algumas questões que são feitas habitualmente em entrevistas de emprego, para as quais se pode preparar de antemão. Tais como:

Quais as suas qualidades e defeitos?

Mais do que contar a sua história de vida ou falar da sua experiência académica e profissional, os recrutadores querem saber quais as suas mais-valias como pessoa e também os seus defeitos. Apesar de parecer contraproducente falar das suas imperfeições, para o recrutador isso mostra que tem capacidade de autoanálise.

Qual foi a sua maior conquista profissional?

Esta é a oportunidade certa para mostrar as suas competências como profissional da área. Opte por falar de uma solução que tenha desenhado e implementado no seu emprego anterior e explique como é que essa solução contribuiu para melhorar o negócio.

Onde se vê daqui a 5 anos?

Com esta questão, o recrutador quer perceber quais os objetivos do candidato e se ele está alinhado com os objetivos da empresa. É importante que na sua resposta mostre que tem a ambição de construir uma carreira na área e também que está disposto a atualizar os seus conhecimentos e a desenvolver-se como profissional. Aproveite para falar de cursos que gostava de fazer durante os próximos 5 anos.

Que animal gostaria de ser?

A criatividade é um aspeto muito valorizado pelos recrutadores, tal como a capacidade de argumentação. Ao responder a esta questão, o mais importante não é o animal que vai escolher, mas sim a forma como justifica a sua escolha. Procure escolher um animal que seja habitualmente associado a competências valorizadas na área de negócio em questão. Justifique a sua escolha, referindo que essas são as competências que mais valoriza e que procura desenvolver mais.

De que forma é que vai trazer valor para a empresa?

A pergunta da praxe… O entrevistador precisa de saber o que é que a empresa vai ganhar com a sua contratação. Aproveite para relacionar a sua experiência profissional e as suas capacidades com a missão da empresa. Mostre que será um elemento fundamental para que essa missão seja cumprida!

Por que considera ser o candidato ideal para este cargo?

Como deve imaginar, não é o único candidato à vaga. Por isso, importa explicar o que o torna diferente dos outros. Fale de uma competência que tem desenvolvido e que não seja assim tão comum. O melhor mesmo, ao responder a esta questão, é ser natural e responder aquilo que acredita diferenciá-lo dos outros.

Tem alguma questão?

Os recrutadores também gostam que lhes sejam feitas perguntas. Um candidato que questiona sobre o funcionamento da empresa ou sobre a sua missão, é alguém curioso e interessado em saber sempre mais. Aproveite para questionar ao recrutador sobre a cultura organizacional, as perspetivas de crescimento da empresa ou sobre o lançamento de um novo produto, por exemplo.

Agora que conhece algumas das perguntas que os recrutadores mais fazem, é altura de se preparar para as próximas entrevistas de emprego. 

Uma boa forma de ser ainda mais valorizado pelo mercado de trabalho é fazer formação regular, para atualizar os seus conhecimentos e desenvolver-se como pessoa e como profissional.

A Do it Better tem cursos certificados em diversas áreas. Descubra as várias opções e venha ser BETTER connosco!

ABOUT INSTRUCTOR