Sabe qual a diferença entre um líder e um chefe?

Existem diferentes tipos de profissionais que exercem cargos de nível superior nas empresas. É recorrente confundirem-se os conceitos de chefe e líder, uma vez que ambos se referem a posições de poder. Saiba que há diferenças que estão relacionadas com o modo como cada um exerce o seu poder. Um gere pessoas e o outro inspira-as para que elas inovem. Saiba neste artigo quais as diferenças entre um líder e um chefe.

Existem profissionais que assumem o papel de chefes e outros que assumem o papel de líderes. Cada um possui um comportamento diferente perante a equipa. Os dois parecem ser semelhantes, mas existem grandes diferenças entre chefia e liderança. A verdade é que geralmente, grande parte lida com chefes e não com líderes. Curioso? 

O que é um Chefe?

Um chefe é alguém que comanda um grupo de pessoas, um departamento ou uma organização. Tem o poder de tomar decisões e resolver os principais problemas da empresa. No entanto, por ter uma atitude de maior controlo, acaba por ser muito crítico e escolher os seus favoritos em busca dos melhores resultados. Assim, um chefe acaba por não motivar os seus colaboradores. 

Estas são algumas das caraterísticas que um chefe possui:

  • Exerce poder de forma autoritária
  • Usa o seu cargo para ditar regras e ordens
  • Tende a não ouvir os funcionários
  • Focado nos processos de trabalhos e não nas pessoas envolvidas
  • Procura lucro e resultados
  • Não motiva os funcionários

O que é um Líder?

Um líder é alguém que está à frente de um grupo. Todas as suas ações influenciam o comportamento das pessoas e contribuem para que os resultados sejam alcançados. Habitualmente, costuma procurar soluções e elogiar e motivar os seus funcionários. É o superior mais apreciado pelos colaboradores.

Algumas das principais características de um líder:

  • Lida com o grupo pelo qual é responsável
  • Motiva os funcionários
  • Desperta respeito por parte dos membros do grupo
  • Ouve e apoia os funcionários
  • Admite os seus erros
  • Mantém-se atento aos seus funcionários
  • Cria estratégias para potencializar os talentos de cada indivíduo

Agora que já sabe as características e diferenças entre um líder e um chefe, já consegue identificar cada um!

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