A importância da formação contínua a na carreira profissional

A formação contínua é fundamental para o crescimento individual e profissional, uma vez que devemos estar em constante renovação dos nossos conhecimentos, habilidades e competências.

Existem vários níveis desta formação; primeiramente permite que os trabalhadores estejam sempre informados e atualizados do seu campo de trabalho e se ajustem, se necessário, a qualquer alteração.

Além disso, permite também o avanço pessoal do trabalhador, desenvolvendo várias capacidades ao longo do tempo.

 

Qual é o objetivo da formação contínua?

Tendo em conta que o mercado passa por constantes mudanças, é essencial desenvolver as competências dos trabalhadores, para assim se adaptarem conforme os acontecimentos.

Através da formação contínua os trabalhadores conseguem alcançar uma educação mais completa e abrangente, existindo assim uma troca de opiniões, experiências e conhecimentos de profissionais, contribuindo para a expansão das perspetivas.

Além disto, esta pode ser vista como um investimento na carreira, uma vez que os profissionais recorrem a esta para sobressair no seu percurso profissional.

Exemplos de formação contínua

  • Cursos: programas focados em desenvolver os conhecimentos, disponíveis em escolas, empresas, entre outros.
  •  Workshops: sessões dinâmicas e interativas que visam aperfeiçoar habilidades.
  • Mentoria/ Coaching: orientação personalizada para o desenvolvimento profissional.
  • Cursos Online: programas educativos acessíveis através da internet.
  •  Grupos de Debate: participar em debates facilita a troca de informações e conhecimentos.

 

Quais são os benefícios da formação contínua?

Através da formação contínua conseguimos alcançar bastantes benefícios, tanto para comunidade como para o indivíduo. 

Dentro dos benefícios podemos salientar:

  • Constante atualização em relação às tendências: a partir desta os profissionais mantêm-se informados sobre o mercado, as suas inovações e práticas, por forma a garantir o sucesso dos seus serviços/produtos.
  • Aumento das oportunidades profissionais: empresas priorizam a formação contínua, sendo que é uma adição ao conhecimento geral e pode gerar novos horizontes profissionais.
  •  Desenvolvimento de aptidões: a formação contínua permite o desenvolvimento profissional e pessoal dos indivíduos, das suas competências e habilidades.
  • Ascensão profissional: empresas investem na educação continua, pois com esta os seus trabalhadores alcançam melhores resultados.

ABOUT INSTRUCTOR