4 dicas para definir objetivos profissionais

English (Inglês) Français (Francês) العربية (Árabe)

Quando definimos objetivos específicos e mensuráveis estamos a abrir portas para o sucesso sendo, atualmente, um fator muito valorizado pelas organizações, uma vez que realça a dedicação e foco que o colaborador tem para atingir uma meta.

O que é um objetivo profissional? 

Um objetivo profissional é o que se ambiciona para a própria carreira, em concreto, onde um profissional deseja chegar. É através dos objetivos que se compreendem as expectativas dos colaboradores, quais as suas habilidades e as suas áreas de interesse.

 

Quais são os tipos de objetivos profissionais? 

Existem alguns tipos de objetivos profissionais, sendo objetivos de curto, médio/longo prazo. 

Os objetivos de curto prazo consistem no alcance de pequenas tarefas ou projetos como ganhar experiência, aprender línguas, aumentar competências digitais ou fazer um curso, num curto espaço de tempo. Estes objetivos são a base que definirá o caminho a percorrer para definir objetivos de longo prazo.

Os objetivos de longo prazo são objetivos que se pretende atingir ao longo de vários anos. Para ser possível alcançá-los, é necessário cumprir metas de curto prazo que constituem a base para concluir um grande objetivo. Alguns exemplos deste tipo de objetivos podem ser a conquista de um emprego num determinado setor ou a conclusão de um projeto de longa duração. 

 

Como definir um objetivo profissional?

Para definir objetivos profissionais, é necessário seguir alguns passos para garantir que completamos os objetivos de curto e longo prazo. 

1- Definir um plano de trabalho

O objetivo profissional deve traduzir o plano de trabalho e as expectativas face ao futuro. Uma boa planificação ajuda a prever certos obstáculos e, consequentemente, a saber como ultrapassá-los. 

2- Garantir que o objetivo é relevante

Devemos estabelecer objetivos que estejam alinhados com os nossos valores e que contribuam para o alcance das metas a curto ou longo prazo. Cada objetivo deve ter um significado e, em certos casos, podemos colocar questões como os benefícios terá a conquista do objetivo para compreender a relevância do mesmo.

3- Definir uma data de início e término

Uma linha temporal deve ser estabelecida para nos mantermos focados, organizados e conseguirmos cumprir o objetivo dentro de um certo período. Este passo é importante na medida em que os prazos a cumprir dão-nos responsabilidade extra e o sentimento de ter um dever a cumprir. 

4- Continuar a investir na sua formação 

Uma aprendizagem contínua é necessária para continuarmos a acompanhar a evolução do mercado e obter novos conhecimentos como as tendências.


Definir objetivos profissionais permite-nos ter uma perceção do caminho a percorrer para alcançarmos o que é pretendido. Por vezes, dar os primeiros passos pode parecer um pouco incerto, mas certamente as oportunidades começarão a aparecer, sendo o resultado do nosso esforço.

ABOUT INSTRUCTOR