Qual o papel de um assistente de medicina dentária?

A Medicina Dentária, é a área da saúde humana que estuda e trata do sistema estomatognático – compreende a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecido – saúde oral.

Com este artigo, ajudamos a esclarecer o que faz um assistente de medicina dentária, o que vai muito para além daquilo que é percebido pelos clientes, em ambiente clínico. É um trabalho que engloba diversas capacidades, no trato com as pessoas, trabalho em equipa, parceiros, verificação, esterilização e higienização.

Um assistente de medicina dentária assegura, um acompanhamento permanente ao paciente que começa pela receção do mesmo em gabinete médico. Conhece cada paciente pelo seu nome estabelecendo relações de proximidade e confiança.

Assim sendo, um assistente de medicina dentária tem como principais funções:

  • Higienização e desinfeção dos gabinetes entre consultas;
  • Preparação dos utensílios e materiais necessários ao tratamento a assegurar na consulta e de acordo com as especificidades e métodos de trabalho de cada médico;
  • Auxiliar em todo o tipo de tratamentos das diversas áreas de medicina dentária (desde uma simples restauração a uma cirurgia de colocação de implantes);
  • Assegurar toda a logística do processo de comunicação com os laboratórios nos trabalhos de prótese dentária;
  • Adequação o ambiente em gabinete de acordo com o paciente.
  • Zelar pelo tratamento e boa utilização dos materiais/equipamentos.

Para cada uma destas funções existem protocolos a serem seguimos à risca, e nada é feito de forma aleatória. As assistentes dentárias sabem que existem formas especificas para que o material seja limpo corretamente e os produtos de desinfeção possam atuar nos seus timings adequados.

Em todas as fases de higienização de gabinete, esterilização e apoio ao médico, uma assistente dentária terá de ter todos os cuidados básicos essenciais e necessários a quem trabalha numa área da saúde: utilização de luvas e colocação de máscara. No caso de atos médicos, como cirurgias de implantes, existe um protocolo específico de utilização de materiais de proteção apropriados para o efeito.

Muitas vezes cabe ao assistente de medicina dentária, sempre que recebe uma encomenda:

  • Verificar se as quantidades de material coincidem com o solicitado;
  • Verificar estado em que chega o material;
  • Arrumar todos o material devidamente higienizado e esterilizado quando é o caso

Tudo isto só é possível com uma polivalência de conhecimentos da equipa de assistentes de cada clínica que estão aptas a desenvolver qualquer uma das funções acima mencionadas.

A exigência dos utentes quanto à qualidade dos serviços prestados é crescente, situando a excelência de um tratamento muito além da eliminação da infeção ou da dor. Esse patamar inclui o diagnóstico oral básico, a prevenção e as várias especialidades das quais fazem parte a Dentisteria Estética, a Implantologia, a Ortodontia, a Prostodontia e a Periodontologia.

Esta realidade promove a procura, por parte dos empregadores, de Assistentes Dentários aptos a desempenhar as suas funções e conscientes das implicações do seu trabalho, na avaliação global que o paciente faz dos cuidados de Saúde Oral.

Atualmente a taxa de empregabilidade para Assistentes de Medicina Dentária qualificados, é muito elevada rondando praticamente os 100%. Ainda é comum (dada as carências de profissionais experientes nesta área), muitos empregadores contratarem elementos sem qualquer tipo de formação, optando por serem eles próprios a instruir de acordo com as suas necessidades clínicas.

Aprender com a prática é importante, mas não é o ideal. As bases teóricas são fundamentais para que o Assistente Dentário compreenda a razão dos procedimentos clínicos e seja capaz de se precaver contra situações que possam pôr em risco a sua saúde ou a do paciente (biossegurança).

O Curso de Assistente de Medicina Dentária, da Do It Better dar-lhe-á conhecimentos para que possa ter um futuro promissor na área da medicina dentária!

Autoria: Mariana Abrantes