5 Dicas para ganhar motivação para treinar

5 dicas para ganhar motivação para treinar

Todos nós sabemos que é importante praticar exercício físico no nosso dia-a-dia para manter o corpo em forma e mente limpa, no entanto, nem sempre encontramos motivação para começar o exercício e criar uma rotina eficaz.

Confira então 5 dicas que podem ajudar a desencadear a motivação necessária para sair do sofá e dar ao nosso corpo a dose de exercício que bem precisa!

1.Traçar metas

É importante traçar metas para o seu exercício no sentido que o seu foco não será apenas exercitar, mas sim em alcançar as suas metas, objetivos e cumprir os desafios que delineou para si mesmo, a motivação provém da conclusão destas metas e do interesse em desenvolver novas metas apenas para voltar a ultrapassá-las.

2. Treinar de manhã

O treino matinal é um método de motivação que passa por forcar-se em tirar um tempo para si e para a sua saúde antes de começar o dia, com o perlongar do dia o corpo fica cada vez mais cansado, quer seja do trabalho, escola ou até do tempo que passa a andar de um lado para o outro e quando chega ao final do dia não vai encontrar a motivação necessária para fazer exercício, tanto a nível físico como psicológico.

3.Treinar acompanhado

Ter companhia na sua rotina de treino pode ser um dos fatores mais importantes para o estímulo da motivação, uma vez que ficar na conversa com o companheiro de treinos ajuda a distrair a mente de tudo o resto incluindo do cansaço, os pensamentos e energias positivas motivam exponencialmente o corpo e deixa qualquer pessoa com toda a energia do mundo.

Além disso, o espírito competitivo entre dois ou mais indivíduos é um ótimo fator motivador para exercitar, quando existe um nível de competitividade saudável nunca vai ter vontade de ficar em casa parado quando procura sempre ser melhor que o próximo.

4.Treinar com música

Tal como a companhia, a música é também um ótimo catalisador de motivação para exercitar e também um meio de distração do cansaço do corpo e de tudo o que sejam pensamentos negativos em torno da vida pessoal.

Músicas mexidas como Hip-Hop ou Rock são ótimas para este propósito, pois aceleram o cérebro, estimulam o movimento e aumentam o seu rendimento na prática do exercício físico.

5.Divertir-se

Por fim, mas não menos importante, deve procurar divertir-se quando está a praticar o exercício físico, de modo a não se fartar rapidamente ou sentir-se obrigado a fazer algo quando realmente não lhe cativa assim tanto.

Procure práticas desportivas adequadas ao seu estilo de vida e aos seus interesses, desde um treino de ginásio à prática de desportos coletivos como futebol ou basquetebol, qualquer que seja o seu interesse, nunca deve sentir-se obrigado a praticar exercício, mas sim procurar motivação naquilo que gosta de fazer e divertir-se ao mesmo tempo que mantém uma rotina saudável.

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Autoria: Filipe Rodrigues