3 Cuidados a ter com o seu cão

Veja aqui 3 aspetos a ter em consideração para com a saúde e qualidade de vida do seu cão.

1. Necessidades básicas

Primeiramente é preciso ter em conta as necessidades básicas que os nossos amigos de quatro patas têm tal como nós.
A alimentação dos cães deve ser sempre adequada dependendo da raça, idade, peso e até o pelo de cada cão! Pois o sistema digestivo do cão, tal como o nosso é bastante complexo e todos os cães têm as suas próprias necessidades a nível nutricional que obtêm através da sua alimentação. Procure comprar sempre ração de boa qualidade e adequada ao seu cão e às suas preferências.
Além disso, os cães devem ser alimentados duas vezes por dia.
Ainda no tópico das necessidades básicas, o dono têm de estar sempre atento à manutenção da desparasitação do cão para estar sempre em dia, assim como as vacinas do mesmo. A saúde do seu cão pode vir a ser extremamente afetada por parasitas como as carraças e as pulgas, cabe ao dono prevenir isso!

2. Higiene

Quanto à higiene, contrariamente aos gatos que mantêm os seus próprios hábitos de limpeza, os cães precisam que auxílio dos donos para manter o pelo e a pele saudáveis, como banhos que dependendo do tipo de pelo devem de ser dados cerca de um banho por mês no inverno e a cada 15 dias no verão, endo em conta que demasiados banhos podem fazer com que o pelo perca as suas propriedades protetoras naturais.
Além dos banhos os cães também devem manter a sua higiene bocal, tal como nós eles também precisam de escovar os dentes para evitar o surgimento de tártaro e periodontite, manter os ouvidos limpos e também os olhos para evitar qualquer tipo de infeção ou doença.
Por fim é necessário que os cães tenham um ambiente apropriado para fazer as suas necessidades, isto através de passeios regulares ou de um espaço especifico para esse fim de preferência longe do local onde comem.

3. Carinho

O que muitas pessoas não têm noção é que os cães são extremamente emocionais e têm sentimentos tal como as pessoas, adoram os donos e querem sempre protege-los em primeiro lugar, ou seja, também sentem uma tristeza muito grande quando são abandonados ou renegados.
Procure sempre tirar algum tempo da sua rotina para mostrar carinho ao seu cão, dar-lhe atenção e brincar com ele para evitar que entre num estado depressivo, fazendo-o sentir-se feliz e amado, o que pode ser benéfico para ambas as partes por manter um ambiente mais alegre dentro de sua casa e levante o estado de espírito tanto do cão como do dono.
Os cães precisam de fazer passeios regulares, não só para motivos lúdicos, mas também são importantes para manter a saúde física e mental do cão.
Sim os cães tal como as pessoas são criaturas muito inteligentes podem sofrer de ansiedade e até depressão se mantidos sempre fechados em casa sem qualquer contacto com o exterior ou até com outros cães, daí a importância de levar o cão a passear para que possa manter-se alegre, exercitar para manter uma boa forma física, gastar as suas energias para não destruir objetos em casa e socializar com outras pessoas e cães.
Hoje em dia a taxa de abandono de animais de estimação continua a crescer, o que é prejudicial para cães e outros animais que perdem os seus donos e lares onde já estavam habituados, para combater este problema se tiver intenção de ter um animal de estimação, procure adotar em vez de comprar por raça.
Todos os cães precisam de um lar onde possam receber carinho, atenção e cuidados adequados e a adoção pode de facto salvar a vida de um animal e trazer um companheiro fiel e atencioso para o seu lar.
Aprenda muito mais sobre a saúde dos animais com o nosso curso de Técnico Auxiliar de Veterinária e Estética Animal na Do It Better!

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário