3 coisas sobre um assistente de recintos de espetáculos

3 coisas sobre um assistente de recintos de espetáculos.

 

Sempre que vamos a espetáculos deparamo-nos com assistentes de recintos, mas o que sabemos realmente sobre esta profissão? Neste artigo a Do It Better vai lhe explicar tudo o que precisa de saber.

Um assistente de recinto de espetáculos é uma especialização que se enquadra na profissão de segurança privado, fazendo parte de um setor que se encontra em constante evolução alcançando, atualmente, cerca de quarenta mil postos de trabalho.

A Do It Better explica-lhe três coisas que necessita saber sobre um assistente de recintos de espetáculos:

A profissão apresenta mais funções do que imagina!

Para além de vigiar o recinto do espetáculo e de controlar a entrada e saída de pessoas e seus respetivos ingressos, o assistente de recinto de espetáculos estará sempre disponível para lhe fornecer informações acerca de saídas de emergência e de infraestruturas. Estes profissionais são também destinados a inspecionar todas as instalações do recinto antes e após o espetáculo garantindo que se encontra tudo nas devidas condições.

As funções apresentadas em cima poderão ser executadas em espetáculos e divertimento públicos e locais de diversão como, teatros, concertos, festivais de verão, espetáculos de dança, etc.

O Assistente de Recintos de Espetáculos está sujeito à titularidade de um cartão profissional.

Para poder frequentar o curso de assistente de recintos de espetáculos, necessita ser portador do cartão MAI, onde se poderá informar melhor no artigo já disponibilizado pela Do It Better.

Caso não exerça a atividade com o respetivo título a pessoa poderá ser punida com uma multa até 480€.

Existe um número mínimo de seguranças para uma determinada quantidade de espetadores.

Esta especificidade deverá ser garantida pela própria organização do recinto de espetáculos:

  • Em espetáculos com um máximo de 5 mil espetadores devem estar no local, no mínimo, 12 seguranças;
  • Entre 5 mil e 10 mil espetadores, deverão estar presentes vinte seguranças;
  • Entre 10 mil e 15 mil espetadores terão de estar presentes no recinto 30 seguranças.
  • Um espetáculo que apresente mais de 15 mil espetadores, para além dos trinta seguranças já referidos anteriormente, deverão se apresentar mais dois por cada 1000 espetadores. 

Se já é portador do Cartão MAI, e quer fazer a diferença na segurança dos recintos de espetáculos, junte-se ao centro de formação Do It Better no nosso Curso de Assistente de Recintos de Espetáculos, torne-se Better connosco!

Autoria: Marta Borges