Drenagem Linfática- o que é e quais os benefícios?

Drenagem Linfática- o que é e quais os benefícios?

Já ouvimos certamente falar de Drenagem Linfática, mas sabemos de facto no que consiste e quais os benefícios que este processo traz para o nosso corpo? A Drenagem Linfática é uma técnica de massagem que visa estimular o sistema imunitário e linfático.

A importância desta estimulação é vital.

É feita com movimentos suaves, lentos e constantes. Tem como objetivo estimular e facilitar a passagem da linfa pelo sistema circulatório. O sistema linfático transporta líquidos por todo o corpo. Tem como função drenar o excesso de líquidos e as toxinas armazenadas no corpo, encaminhando-as para os órgãos, com função de as eliminar.

A má circulação da linfa pelo corpo pode trazer diversos problemas como:

  • Maior retenção de líquidos;
  • Acumulação de gordura e celulite;
  • Maior vulnerabilidade a infeções;
  • Maior sensação de cansaço a nível físico.

Este tratamento pode ser um excelente recurso, pois, além de evitar problemas como os que foram referidos anteriormente, melhora a oxigenação dos tecidos, fortalece o sistema imunológico, atenua a dor e alivia o stress e a ansiedade.

Quais são então os benefícios?

A Drenagem Linfática reduz o inchaço, desintoxica o corpo, faz com que exista uma melhor circulação sanguínea, combate a celulite, ajuda na recuperação de lesões, ajuda a reduzir cicatrizes e hematomas, a eliminar toxinas e ainda na oxigenação dos tecidos.

Pode ser um grande aliado para as mulheres grávidas, pois ajuda na perda de líquidos,
diminuindo assim as dores nas mãos, pernas e pés inchados. Tendo em conta que é um
processo feito com movimentos lentos e suaves, este processo funciona também como uma
forma de relaxamento, ajudando a reduzir o stress.

Durante o período menstrual e no pré-menstrual, a drenagem poderá aliviar as dores, o inchaço e atua como um relaxante muscular.

A Drenagem Linfática é recomendada ainda nos seguintes casos:

– Após uma cirurgia plástica;
– Lesões e traumatismos nos músculos, tendões ou articulações;
– Em caso de celulite;

Pode ser feita de duas formas: manualmente ou com máquinas específicas. Na versão manual são utilizados, como já foi referido, movimentos suaves, repetitivos, com o objetivo de mover o fluído para fora mover o fluído para fora dos tecidos em gânglios linfáticos, onde bactérias, vírus e outros micro-organismos nocivos são eliminados. Na versão onde são utilizadas máquinas, não é possível ter a mesma sensibilidade como na versão manual através das massagens.

É importante referir que a Drenagem Linfática não emagrace por si só. Este tratamento ajuda a reduzir volume pois atua no inchaço e elimina toxinas do corpo, mas para obter melhores resultados é importante levar um estilo de vida saudável, aliada a uma boa alimentação e à prática de exercício físico.

A prática profissional deste tipo de massagem requer conhecimentos e competências específicas que só podem ser adquiridos através de ações de formação. Por isso, a Do It Better disponibiliza uma formação nesta área, através do Curso de Drenagem Linfática, onde poderá adquirir as competências necessárias para promover e assegurar, desta forma, o bem-estar de outras pessoas. A Drenagem Linfática é um tratamento com uma saída profissional com grande margem de progressão. Se este é o seu sonho, não perca esta oportunidade e junte-se a nós!

Acreditamos no seu sucesso, venha ser Better connosco!

Autoria: Margarida Heitor