Dicas de beleza sustentável

Se as alterações climáticas e o impacto ambiental que a indústria da moda e da beleza têm no nosso planeta não são novidades, então está mais do que na hora de realizarmos pequenas alterações aos nossos hábitos de consumo para o tornar mais sustentável. Mas calma, o objetivo não é olhar à volta e pensar que tudo tem de ser substituído, mas sim tirar o melhor proveito do que já temos e repensar nas nossas próximas aquisições.
Não lhe devem ser desconhecidos conceitos como clean beauty, consumo consciente e beleza sustentável. Por isso, se sempre quis começar a adotar atitudes mais conscientes, leia as sugestões e dicas que selecionámos para que esta mudança seja mais fácil e prática para si, ou seja, para que se sinta bem seguindo um estilo de vida mais sustentável. Para além, claro, de ajudá-la a poupar!

Copos menstruais e pensos reutilizáveis

Em alternativa aos tampões e aos pensos, esta proposta vem colmatar uma necessidade fisiológica, ou em outras palavras, uma preocupação mensal. Com duração de 3 a 5 anos, e em alguns casos até mais, os copos menstruais prometem facilitar a sua vida pois não irá precisar de se preocupar em dirigir-se ao supermercado ou farmácia mais próxima a dada altura do mês. E já parou para pensar quanto gasta anualmente apenas em pensos e tampões?

Discos de pano reutilizáveis

Usar, limpar, repetir. É preciso mais explicação? É tão simples quanto isto. Os discos de pano reutilizáveis, funcionam como desmaquilhantes ou apenas como uma opção mais sustentável para aplicar o seu tónico, substituindo os convencionais discos de algodão. E engana-se quem pensa que apenas quem usa maquilhagem deve ter cuidados de pele. A nossa pele está constantemente exposta à poluição e às impurezas. Consequentemente, a limpeza da mesma é indispensável!

Refill, embalagens recicláveis ou recicladas, ou produtos sem embalagem

Com um mercado que tende a ser cada vez mais consciente, felizmente também têm vindo a surgir cada vez mais marcas que pensam de forma sustentável e optam pela opção de “refill”. A panóplia de produtos é vasta, desde shampoos, condicionadores ou até máscaras faciais.

Escovas de bambu (dentes, cabelo)

Se a sua já não se encontra em boas condições e está a ponderar em substitui-la, opte por escovas, quer de dentes, quer de cabelo, que sejam de materiais naturais e mais sustentáveis como o bambu.

Produtos de beleza livres de óleo de palma

Caso ainda não tenha reparado, existem produtos que contêm na sua embalagem a seguinte informação “livre de óleo de palma”. Porquê? A quantidade de produtos que utilizam este óleo deu origem à extração desenfreada do mesmo, repercutindo-se na desflorestação de vários habitats naturais e florestas tropicais e na extinção de espécies como o orangotango, o elefante-pigmeu-de-bornéu e o tigre-de-sumatra. Começar a ter em atenção estes pequenos pormenores será um grande passo para um mundo mais sustentável!

Comércio ético

Já parou para pensar nas condições de trabalho e no salário das pessoas responsáveis por todas as fases de produção dos artigos que tem ao seu dispor? Apesar de começar a surgir uma maior consciencialização acerca desta temática em grandes superfícies de comércio, já todos ouvimos algum caso de trabalho escravo infantil.
Se não quer cooperar com esta problemática, ou seja, comprar artigos produzidos nestas condições, informe-se primeiro e pondere as suas escolhas. Deixamos-lhe aqui 5 marcas de beleza sustentável (https://www.e-konomista.pt/marcas-de-beleza-sustentaveis/) para experimentar!

Verniz das unhas

Se não é uma profissional na área, porque razão precisa de uma paleta de cores interminável, se no final recorre sempre às mesmas? Caso esteja a pensar em fazer uma nova aquisição, saiba que existem vernizes mais sustentáveis que contêm menos químicos na sua composição o que facilita a sua degradação.

Quantidade vs Qualidade

Por outras palavras “menos é mais”. Acredite, irá facilitar as decisões na sua vida e alegrar o seu bolso. Por exemplo, já ouviu falar do conceito de “capsule wardrobe”? Consiste em criarmos um guarda-fato intemporal, ao invés de seguirmos as tendências do momento. Para além de se focar em descobrir o seu próprio estilo, ou seja, a sua assinatura, estará também a reduzir o tempo que leva a escolher o que vestir.

Recicle

Reaproveite as embalagens dos produtos e dê-lhes uma nova vida, utilizando-as para outras finalidades. Este simples gesto não só irá contribuir para fomentar a sua criatividade, como o fará evitar comprar novas embalagens desnecessariamente. Por exemplo, e se usar as embalagens de amostras para as suas viagens? E se usar as borras de café para fazer um esfoliante?

Seja atento

Feliz e infelizmente, as palavras “sustentabilidade” e “green beauty” estão “na moda”. Portanto, é normal que muitas empresas se queiram adaptar ao mercado e posicionarem-se como “empresas sustentáveis“. Tenha em conta todas as informações deste artigo e aplique-as nos seus hábitos de consumo. Utilize marcas com as quais sinta empatia, com as quais se identifique e apoie. O que pode parecer simples e pequeno, tem um grande impacto num mundo mais sustentável!

Partilhe

Aproveite uma tarde para reunir com as suas amigas e doar roupa, maquilhagem ou outros produtos dos quais não gostou, ou simplesmente já não usa mais. Relativamente a artigos de vestuário e acessórios, pode sempre dirigir-se a uma loja com artigos em segunda mão, vender online ou doar. Haverá sempre alguém que dará uma nova vida ao que para si já não faz mais sentido ter no armário.
Como podemos perceber, a área da beleza tem vindo a sofrer algumas alterações, acompanhando a tendência de um estilo de vida mais consciente e sustentável.

Um dos objetivos da Do It Better é promover estas mudanças para que em conjunto, todos possamos construir um mundo melhor!

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário