Como se preparar para uma entrevista de emprego online

Uma entrevista de emprego é sempre um momento importante para qualquer pessoa. Quando esta é em formato online, existem alguns cuidados a ter para assegurar que tudo corre bem. Saiba como se preparar.

A pandemia Covid-19 trouxe alterações a vários níveis, particularmente no que diz respeito aos cuidados a ter com o contacto social. Restrições impostas como o confinamento levaram a que algumas empresas mantivessem, até aos dias de hoje, trabalho em regime online. Ora, de modo a não cessarem a sua atividade, estas entidades adaptaram os processos de recrutamento para um formato que lhes permitisse satisfazerem as suas necessidades: o online.

Sendo uma oportunidade de causar uma boa impressão com o objetivo de constituir o início de uma carreira profissional na organização contratadora, na hora de ter uma entrevista em formato online é importante que se prepare da melhor forma para garantir que é bem sucedido. Assim, apresentamos de seguida os cuidados a ter na preparação de uma entrevista online.

1 – Pesquise sobre a empresa recrutadora com antecedência 

 Sendo este um conselho aplicável tanto a entrevistas presenciais como a entrevistas online, é fundamental pesquisar, antecipadamente, sobre a atividade da empresa, fazendo uma análise ao seu website, bem como às suas redes sociais. Nesta pesquisa importa identificar os valores e missão da mesma e preparar algumas questões para colocar ao recrutador, mostrando interesse da sua parte em saber mais sobre a entidade recrutadora.

 

2 – Pratique e ensaie a entrevista 

Pratique os principais temas da conversa e ensaie a videochamada com algum familiar ou amigo. Atenção à colocação da voz, uma vez que, como é online, pode ser necessário dar mais ênfase ao seu discurso.

 

3 – Cuidado com a postura e aparência 

Apesar de não ser uma entrevista presencial, os recrutadores prestam igualmente atenção à aparência dos candidatos. É importante que se vista de forma adequada, com um aspeto limpo e cuidado. A linguagem corporal e o tom de voz também são aspetos avaliados, portanto é fundamental ter uma postura direita, mas não demasiada rígida, e não interromper o entrevistador em momento algum.

O cuidado com a aparência também inclui a forma como se apresenta na plataforma. Deve colocar um nome de utilizador profissional e simples, com o seu próprio nome.


4 – Escolha o lugar ideal 

O local onde vai estar aquando da realização da entrevista deve ser calmo, sem ruído, e com uma boa iluminação. Verifique se a luz está virada para o seu rosto e certifique-se de que o fundo é neutro e simples, por forma a não causar distrações. Atenção aos filtros da plataforma, sendo que alguns não são adequados à situação.

 

5 – Faça um teste ao seu equipamento

É fundamental testar antecipadamente a plataforma onde se irá realizar a entrevista, de modo a se ir ambientando ao seu sistema e certificar-se de que está à vontade com o mesmo.

 

A conexão à internet deve ser testada para evitar falhas na rede e deve garantir que a bateria do seu computador e telemóvel é suficiente para o decorrer da entrevista. Verifique também se o microfone e a câmara funcionam corretamente. 

Uma grande parte do sucesso advém da preparação que realiza no momento anterior à entrevista. Assim, é fundamental que se certifique que tem todas as condições necessárias para a entrevista correr da melhor forma. Apesar de ter alguns aspetos iguais aos de uma entrevista presencial, uma entrevista online exige igualmente uma preparação prévia, principalmente no que diz respeito ao seu computador e linguagem corporal.

Agora que já conhece os principais cuidados a ter para preparar a sua entrevista em formato online, vimos relembrar-lhe que é muito importante fazer formações regulares, valorizando o seu currículo e atualizando os seus conhecimentos.

A Do It Better possui um vasto leque de cursos das mais diversas áreas. Descubra as várias opções em https://doitbetter.pt/cursos/ 

ABOUT INSTRUCTOR