5 Dicas para escolher um curso de formação profissional

Investir num curso profissional é um caminho bastante importante para quem quer especializar-se numa determinada área. O mercado de trabalho, hoje em dia, está cada vez mais exigente e, por isso, a formação profissional é crucial para quem deseja entrar no mercado de trabalho, aprimorar os seus conhecimentos ou até mudar o seu rumo profissional.

Desta forma, saber como escolher o curso ideal é uma decisão primordial para o seu futuro profissional. Esta pode ser uma tarefa complicada devido às inúmeras ofertas presentes no mercado, no entanto, para fazer a decisão mais acertada basta ter em atenção alguns aspetos. 

5 fatores que deve ter em atenção antes de escolher um curso profissional 

Escolher a formação certa para o seu perfil pode ser complicado, porém, não é nada mais nada menos, a junção dos seus interesses e expectativas profissionais.

 

1- Saber as suas áreas de interesse

Elaborar uma lista com interesses pessoais, coisas que gosta de fazer, com os seus pontos fortes e fracos e ainda com as suas metas e objetivos é um ótimo começo para quem quer perceber por que caminhos pode optar. 

Comece por se perguntar “o que me imagino a fazer no futuro?” ou “tenho algum hobbie que se pode tornar numa carreira profissional?”. Este tipo de questões podem ser úteis para ajudá-lo a identificar possíveis áreas de interesse. 

 

2- Peça orientação profissional

Procurar por orientação profissional é uma das soluções mais certeiras que pode apostar se está confuso entre áreas ou com dificuldades em perceber com que área se identifica mais. 

Na Do It Better temos uma larga escolha de formações profissionais ao seu dispor, que o vão ajudar a tirar o melhor partido das suas competências e habilidades.

 

3- Perceba se tem disponibilidade para realizar o curso

Não é só a escolha do curso que deve ser ponderada. Perceber se tem tempo disponível suficiente para se dedicar ao curso, é igualmente importante. 

A Do It Better dispõe tanto de cursos presenciais como online para que consiga escolher a opção que mais se enquadra ao seu dia-a-dia. Todavia, é essencial entender que não pode só despender o seu tempo para realizar o curso. É também importante que tenha uma boa gestão de tempo para conseguir orientar o seu tempo de estudo, aulas e a sua vida privada. 

 

4- Avalie as saídas profissionais 

Apesar de já ter identificado as suas áreas de interesse, deve perceber se são áreas com muita empregabilidade e se isso vai de encontro aos seus objetivos. 

 

5- Escolha a entidade formadora ideal 

Depois de escolhido o curso profissional, deve procurar a entidade formadora que seja certificada e o acompanhe durante toda a trajetória, desde o início do curso até ao fim, onde vai poder escolher (em alguns casos) um estágio. 

A Do It Better é uma entidade formadora que engloba uma ampla oferta de cursos certificados pela DGERT, pelo IEFP, pelo departamento de segurança privada da direção nacional da PSP, pelo IPDJ e pelo INEM. 

Temos disponíveis para si cursos em várias áreas como a hotelaria, segurança, saúde, administrativo, beleza e muito mais! 

Com a Do It Better vai conseguir iniciar o seu percurso profissional da melhor forma. Pretende receber mais informações sobre os seus cursos de interesse? Visite o nosso website ou ligue para o nosso telefone para obter mais informações burocráticas.

ABOUT INSTRUCTOR