Qual é a diferença entre um barbeiro e um cabeleireiro?

Sabe qual é a diferença entre um barbeiro e um cabeleireiro? Pode ser pouco percetível, uma vez que ambos cuidam do cabelo, mas o trabalho dos dois tem algumas diferenças. Enquanto o barbeiro cuida da barba e de cabelos curtos, o cabeleireiro trata de cabelos mais longos e com movimento. Além disso, os dois trabalham em espaços diferentes. Descubra tudo sobre cada uma das especialidades.

O público do barbeiro é, geralmente, mais masculino. É utilizada uma navalha para fazer os contornos da barba, de acordo com o formato do rosto de cada cliente e é também especialista em cabelos mais curtos. Tem mais facilidade no uso da máquina de barbear e, por isso, consegue fazer degradês ou desenhos geométricos que dão ao cliente um visual diferente e personalizado. Para dar um estilo diferente ao penteado, o barbeiro termina o seu trabalho, geralmente, com a aplicação de um gel, cera ou pomada que dará brilho e estabilidade ao cabelo do cliente. 

O cabeleireiro, ao contrário do barbeiro, tem um público mais feminino. Por norma, cuida de cabelos mais longos e com movimento, seguindo as tendências mais recentes e os cortes que melhor combinam com o formato do rosto da cliente. Para além do corte, o cabeleireiro também faz penteados, tratamentos profissionais, alisamentos permanentes e coloração.

Podemos encontrar cabeleireiros nos salões de beleza, que são espaços mais iluminados e com uma decoração mais feminina onde, normalmente, também são espaços que têm disponíveis serviços como maquilhagem, depilação, manicure e pedicure.

Contudo, atualmente, a maioria dos salões de beleza são unissexo e, por isso, quer seja homem ou mulher, poderá recorrer a ambos os espaços para cuidar do seu cabelo. O mesmo acontece com as barbearias. Se tiver um cabelo mais curto, poderá recorrer aos serviços de um barbeiro, independentemente do seu género.

A existência de dois profissionais distintos para executar tarefas idênticas, permite que cada um deles seja especializado numa determinada área e que, por isso, consiga prestar ao cliente um serviço que vá de encontro às suas necessidades. 

Se tem interesse pela área da beleza e gosta de cuidar do bem-estar dos outros, os cursos de barbeiro profissional e cabeleireiro profissional unissexo podem ser uma oportunidade para se qualificar e começar a trabalhar numa nova profissão! Neles vai aprender todas as técnicas necessárias para se tornar num barbeiro ou cabeleireiro de sucesso!

ABOUT INSTRUCTOR