5 erros que não deve cometer numa entrevista de emprego

Ser selecionado para uma entrevista de emprego, significa que pode estar mais próximo de conseguir uma oportunidade profissional. Embora seja importante saber o que dizer e o que fazer, é, de igual modo, importante reconhecer quais os principais erros a evitar. 

Uma entrevista de emprego é um momento de grande pressão e, devido à falta de preparação ou nervosismo, há erros que o candidato comete que não são bem vistos pelo recrutador. Desta forma, é necessário estar preparado para todos os cenários possíveis que possam, eventualmente, acontecer durante a entrevista. 

5 erros que não deve cometer numa entrevista de emprego

  • Falta de preparação

Antes de se candidatar a uma função, deve fazer o seu “trabalho de casa”, ou seja, fazer uma pesquisa e conhecer um pouco melhor sobre a história da empresa. Conhecer a área de atuação, valores, missão e políticas da empresa para que, dessa forma, possa estar informado e preparado para a entrevista.

Não conhecer bem a empresa ou o cargo pelo qual se candidata, pode ser um dos grandes motivos pelos quais pode não ser contratado.

  • Ter conversas negativas

Fazer comentários e reparos negativos sobre a sua empresa atual ou anterior é um erro a evitar na sua entrevista de emprego. Muitos candidatos perdem oportunidades por fazerem comentários críticos relativamente a antigos chefes ou colegas, visto que esta atitude é considerada pouco profissional. 

A melhor atitude que um candidato pode ter é mencionar aspetos positivos da sua experiência profissional. Contudo, sabemos que o mercado de trabalho, por vezes, proporciona-nos experiências negativas e é perfeitamente natural. Numa entrevista de emprego, não devemos mencionar estes aspetos e tentar dar respostas como “Estou à procura de um cargo que me desafie e consiga fazer-me sentir produtivo, visto que quero evoluir e a minha função atual não me permite”. 

As entrevistas de emprego não se focam em antigos cargos, mas sim no contributo que pode dar à nova empresa a que se candidata.

  • Evitar atrasos

A falta de pontualidade é um dos fatores mais criticados numa entrevista de emprego. Se tem dificuldades em cumprir horários, jogue pelo seguro e tente chegar 20 minutos mais cedo para prevenir eventuais atrasos. Desta forma, evita a ansiedade quando chega ao local da entrevista e garante que tem tudo preparado antecipadamente. 

  • Manter uma postura e imagem correta 

Para a sua entrevista correr bem, deve garantir que a sua imagem é agradável e vai vestido de acordo com a cultura da empresa e com o cargo a que se candidata. A importância da sua apresentação não está só relacionada apenas com o seu visual, mas também à sua postura, que deve ser cordial e entusiasta. 

  • Admitir quando não sabe uma resposta

Esta dica é muito importante para os candidatos mais experientes que, por vezes, têm dificuldade em admitir quando não sabem responder a uma questão. Tendo em conta que o mercado está sempre a evoluir, é importante ter a capacidade de voltar a aprender e não pensar que já sabe fazer tudo.

Estes são alguns dos erros que não deve cometer na sua entrevista de emprego para que seja bem-sucedido. Uma boa apresentação é um elemento fundamental neste processo, bem como valorizar-se a si como pessoa e profissional. 

ABOUT INSTRUCTOR