10 competências que precisa de desenvolver para ter sucesso profissional nos próximos 10 anos

O mundo é cada vez mais volátil e complexo, em que a melhor forma de estar preparado profissionalmente é desenvolvendo competências sociais para além dos conhecimentos técnicos. Estar preparado para a mudança, ser capaz de criar soluções inovadoras para os problemas que surgirem e utilizar ao máximo o potencial das novas tecnologias são estratégias essenciais para continuar a ser valorizado pelo mercado de trabalho. Conheça as 10 competências que precisa de desenvolver para ter sucesso profissional nos próximos 10 anos.

1- Literacia digital

Conhecer o potencial das ferramentas digitais e usá-lo no desempenho das suas funções vai ajudá-lo a ser ainda mais produtivo. Esta é uma competência muito valorizada pelos recrutadores que vêem nas novas tecnologias uma forma de agilizar o trabalho.

2- Literacia de dados

Os dados são um ativo muito importante nos dias de hoje, uma vez que nos ajudam a tomar decisões mais acertadas quanto ao rumo das empresas. A literacia de dados consiste não apenas em utilizar o conhecimento que já tem ao seu dispor, mas também em procurar, selecionar, organizar e interpretar informações provenientes de várias fontes.

3- Pensamento crítico

Olhar para o mundo à sua volta de forma crítica vai levá-lo a encontrar soluções para os seus problemas de forma mais rápida e eficaz. Analise as informações que estão ao seu dispor, questionando a sua validade e utilidade e tire conclusões de forma crítica.

4- Inteligência emocional

A Inteligência emocional é a habilidade de expressar e controlar as emoções. Ao perceber a influência que têm nos seus comportamentos e naqueles que o rodeiam, vai ter mais facilidade em comunicar, resolver eventuais problemas e manter um espírito de colaboração dentro da sua equipa.

5- Criatividade

Uma boa definição para criatividade talvez seja a de que é o “ato de transformar ideias originais em realidade”. Esta vai ser uma das competências mais procuradas nos locais de trabalho do futuro. Portanto, analise aquilo que já existe e imagine para além do existente. Mas mais importante ainda, implemente as ideias encontradas. 

6- Colaboração

O trabalho em equipa mudou e é ainda mais desafiante graças ao facto de as equipas terem, cada vez mais, colaboradores em modo híbrido, remoto ou que participam em vários projetos e equipas ao mesmo tempo. Para que consiga um verdadeiro espaço de colaboração na sua empresa, vai necessitar de comunicar eficazmente com as várias pessoas envolvidas no seu trabalho.

7- Flexibilidade

O profissional dos dias de hoje tem de ser flexível para se conseguir adaptar com facilidade às várias mudanças que vão acontecendo no mundo. O surgimento de novas tecnologias, a automação dos processos, o ritmo acelerado de trabalho e o surgimento constante de novos negócios vão levá-lo a ter de fazer mudanças constantes na forma como desempenha as suas funções. Esteja atento às novidades e aberto à mudança. É isso que o mercado procura.

8- Competências de liderança

Ser líder consiste em ter a certeza de que todos aqueles que estão à nossa volta estão focados na mesma missão, partilhando os mesmos valores. As competências de liderança não são necessárias apenas para aqueles que ocupam uma posição hierarquicamente superior, mas para qualquer colaborador dentro da organização que em algum momento terá de liderar um projeto, equipa ou departamento.

9- Gestão de tempo

Gerir o tempo consiste em trabalhar de forma inteligente, utilizando as horas em que somos mais produtivos para desempenhar as tarefas mais importantes sem desprezar as tarefas mais pequenas ou rotineiras. Se tiver uma boa estratégia de gestão de tempo vai sentir-se mais produtivo e motivado para desempenhar as tarefas que lhe são confiadas.

10- Curiosidade e aprendizagem contínuas

Manter a mente aberta a novas aprendizagens e ser curioso vai ajudá-lo a crescer tanto como profissional como pessoa. Alimente o seu desejo de aprender para que tenha uma vida bem-sucedida e gratificante. Os recrutadores vão valorizar essa competência.

Analise se tem estas 10 competências e perceba o que pode fazer para melhorar como profissional. Garanta que é valorizado pelas empresas para poder ter sucesso no mercado de trabalho.

Aproveite e conheça os cursos da Do It Better onde pode conseguir a certificação de que precisa para conseguir sucesso profissional. Para mais informações consulte o nosso website ou entre em contacto connosco!

ABOUT INSTRUCTOR