Descubra o traço de personalidade que os recrutadores mais valorizam!

English (Inglês) Français (Francês) العربية (Árabe)

Descubra o traço de personalidade que os recrutadores mais valorizam!

Mas afinal, o que é a personalidade?

Antes de conhecermos a teoria dos cinco traços de personalidade, é importante entendermos melhor este conceito. A personalidade é definida como um conjunto de traços psíquicos que o indivíduo possui e que influenciam a forma como ele se relaciona com o meio à sua volta.

Descrever a nossa personalidade é um exercício que podemos fazer para nos conhecermos melhor e para descobrir o que podemos melhorar no nosso comportamento e no nosso relacionamento com os outros. Para nos ajudar, vários psicólogos tentaram reunir as características da mente humana que influenciam o nosso comportamento.

A teoria dos cinco traços da personalidade

A teoria dos cinco traços da personalidade reúne as cinco dimensões que cada indivíduo possui. Cada um dos traços de personalidade corresponde a um intervalo entre dois extremos. Algumas pessoas têm esse traço muito desenvolvido e outras nem tanto. Conheça os vários traços da personalidade que fazem parte desta teoria:

Abertura

Pessoas que têm este traço mais desenvolvido são pessoas criativas, imaginativas e mais abertas a novas experiências e desafios.

Extroversão

Este traço está relacionado com a forma como a pessoa exterioriza as suas ideias e emoções. Alguém muito extrovertido tende a ser comunicativo, ativo e afetuoso.

Afabilidade

Consiste em criar relações com os outros de forma respeitosa, carinhosa e empática. São, por norma, pessoas afáveis que conseguem facilmente criar amizades.

Neuroticismo

Está relacionado com vivências constantes de tristeza, mau humor e instabilidade emocional. Indivíduos com este traço vivenciam aborrecimento, ansiedade e mudanças de humor.

Consciência

Quem tem esta dimensão mais desenvolvida é organizado, orientado para os objetivos e atento aos detalhes. Além disso, gosta de se preparar com antecedência, terminar as tarefas mais importantes e ter um horário bem definido.

Por que razão os recrutadores destacam as pessoas com este traço de personalidade?

As empresas precisam de colaboradores abertos à mudança, extrovertidos e afáveis, mas sobretudo de pessoas que tenham consciência da sua missão, das tarefas que têm de desempenhar e dos objetivos que precisam de atingir. Estes colaboradores, destacam-se pela sua autodisciplina, persistência e automotivação. Por isso mesmo, apesar de os diferentes fatores serem necessários em diferentes funções, a consciência é um indicador de sucesso em todas elas.

Agora que conhece os cinco traços de personalidade pode autoavaliar-se e tentar perceber qual deles precisa de desenvolver. Deve dar especial atenção à consciência para que possa ser notado no mercado de trabalho e conseguir o emprego que ambiciona. Tente criar hábitos diários que o ajudem a tornar-se mais organizado, para que possa tornar-se ainda mais consciente.

O seu futuro profissional depende também das suas competências técnicas. Para as desenvolver, pode fazer um curso profissional na Do it Better que lhe vai dar uma certificação valorizada pelos recrutadores!

Coloque o seu desenvolvimento em primeiro lugar! 

ABOUT INSTRUCTOR