O setor da formação profissional está a crescer

English (Inglês) Français (Francês) العربية (Árabe)

Em 2020, o setor da formação profissional diminuiu cerca de 25%, em volume de negócios, por conta da pandemia e do isolamento a que muitas pessoas ficaram sujeitas. Durante a pandemia, apenas 1 em cada 10 adultos fizeram formação profissional, segundo o Instituto Nacional de Estatística, contudo essa tendência mudou com o desconfinamento.

Apesar desse período de decréscimo, o setor da formação profissional conseguiu recuperar dos valores mais baixos registados na pandemia e em 2021 teve um aumento de 16%. Seguindo essa tendência, a Informa D&B prevê que, este ano (2022), o setor da formação profissional cresça 7%, chegando aos 310 milhões de euros, em volume de negócios. Este aumento está relacionado com a retoma da atividade empresarial e industrial, mas também com uma maior valorização da formação por parte dos recrutadores.

A formação à distância também conta?

A formação profissional à distância e semi-pressencial tem tido cada vez mais adeptos que preferem a flexibilidade que esta metodologia lhes oferece. Apesar de inicialmente o ensino online ter sido desvalorizado pelos indivíduos e pelas empresas, neste momento, esta tipologia é considerada igualmente válida. Ambas as modalidades dão acesso a um certificado e é isso que conta para a grande maioria das empresas.

Porquê fazer uma formação profissional?

A formação profissional tem como propósito dotar os indivíduos de competências para o exercício de uma ou mais atividades profissionais. Para além disso, fazer formação ao longo da vida é uma forma de promover o seu desenvolvimento profissional e de se sentir mais motivado para executar as suas funções. Esta pode ainda ser uma oportunidade de mudar de carreira, aprendendo a fazer algo novo. 

As empresas valorizam os indivíduos que têm formação certificada porque sabem que estes possuem as competências técnicas necessárias para exercer determinada função, ao mesmo tempo que possuem competências sociais e comunicacionais, igualmente desenvolvidas durante as formações. 

Esta pode ser a oportunidade certa para mudar o rumo da sua vida profissional. Se está a pensar em mudar de trabalho, melhorar as suas competências ou conseguir o primeiro emprego, aposte num curso de formação profissional e atinja o seu objetivo!

Na Do It Better temos cursos certificados em várias áreas, com uma grande componente prática e com altos níveis de empregabilidade. Aposte no seu crescimento e seja valorizado no mercado de trabalho. Inscreva-se já!

ABOUT INSTRUCTOR