Como se preparar para uma entrevista de trabalho por telefone e ser bem sucedido 

A pandemia veio alterar significativamente a forma como as pessoas se relacionam e como se dão a conhecer ao mundo. Os processos de recrutamento e seleção não são exceção. Atualmente, e motivado pelo atual contexto pandémico, as empresas tiveram de se readaptar e, em alguns casos, têm procurado fazer uma primeira entrevista/seleção pela via telefónica. Este pode ser um meio mais difícil e exigente para demonstrar habilidades e competências, por isso, e de acordo com o Business Insider, apresentamos cinco dicas importantes para sobressair neste processo: 

1- Prepare-se para eventuais problemas técnicos – todos os candidatos devem certificar-se de que não hajam problemas técnicos durante o horário agendado para a entrevista. É recomendado que os candidatos verifiquem o sinal do telemóvel e internet a bateria e se é necessário atualizar ou instalar algum software ou programa.

2- Faça anotações – de acordo com a consultora Michael Page os candidatos devem ter em mãos todos os tipos de anotações que os possam ajudar durante e entrevista telefónica como por exemplo currículo e anotações importantes sobre o mesmo, informações sobre a empresa, anotações pessoais e muito mais, use e abuse destas notas. 

3- Não fale muito nem demasiado rápido – em qualquer tipo de entrevista, mais ainda via telefone, o ideal é falar calmamente. Outro conselho muito útil é falar o mínimo possível. “Quanto menos falar e quanto mais ouvir, melhor será a entrevista”.

4- Fique confortável – elimine os ruídos, tenha um copo de água à mão, imprima o seu currículo e marque as partes que pretende salientar na entrevista, ou seja, aquelas que considera serem uma mais valia para a posição a que se candidata. 

5- Termine a ligação corretamente – por último e, de acordo com especialistas, não se deve terminar a ligação apenas com um “obrigado” o ideal é perguntar se há mais alguma informação que o recrutador deseje saber. 

Agora acabaram-se os nervos e já não há desculpas para não ter uma entrevista de sucesso! Certifique-se connosco e tenha a oportunidade de integrar o mercado de trabalho mais cedo do que imagina. 

 

ABOUT INSTRUCTOR