Qual é a diferença entre Massagem e Massoterapia?

Cada vez mais as pessoas levam uma vida corrida e stressante, o que as leva muitas vezes a recorrem a técnicas de massagem com o intuito de amenizar as tensões do seu dia-a-dia. No entanto, a procura pela técnica causa confusão entre os termos Massagem e Massoterapia.
A massagem existe e é usada para fins medicinais há milhares de anos. Os seus principais benefícios são o melhoramento da circulação sanguínea, ajuda a aliviar tensões e promove o bem-estar.
A massoterapia ou massagem terapêutica pode ser executada em qualquer idade e em diversas situações clínicas, sendo considerada como parte da medicina preventiva. Assim sendo, o profissional de massoterapia pode avaliar a necessidade de cada paciente e direcioná-lo para a terapia mais correta.
Tem como principais benefícios o aumento da drenagem linfática, melhora a circulação sanguínea, o relaxamento dos músculos, o relaxamento dos músculos, melhora a amplitude de movimento, melhora a mobilidade, aumenta a flexibilidade, aumenta a produção de endorfinas que funcionam como analgésico natural do corpo, diminui a dor, diminui os edemas numa determinada área ou extremidade, diminui os índices de stress e aumenta a sensação de bem-estar. Aumenta, ainda, a qualidade de sono e reduz a fadiga e a sensação de cansaço.
Este tipo de massagens serve para prevenir e tratar determinados problemas de saúde, tais como, o stress, a depressão, as enxaquecas, as dores musculares, contraturas, dores reumáticas, edemas, espasmos musculares, tensão nervosa, tendinites, entorses, cãibras, cervicalgias, dorsalgias e lombalgias.

Mas quando é que um massagista se torna um massoterapeuta?

A principal diferença entre massagem e massoterapia (massagem terapêutica) é o profissional e a sua formação.
O massagista é um profissional que, por meio de cursos livres aprendeu a executar técnicas de massagem. Para isso, este obteve conhecimento básico sobre a anatomia humana, bem como sobre as regiões do corpo em que aplicará os seus movimentos. Assim sendo, são profissionais que realizam cursos livres para desenvolver uma técnica específica de massagem, dominando, por exemplo, as técnicas de massagem relaxante ou sueca, massagem clássica ou mesmo de drenagem linfática, onde todas elas necessitam de conhecimentos específicos sobre as manobras da técnica.
Já o massoterapeuta é um profissional que possui formação técnica, muito mais abrangente, a fim de atender as necessidades dos seus clientes. Através das suas habilidades, conhecimentos e recursos massoterápicos, o massoterapeuta possibilita aos seus clientes alcançarem os objetivos desejados com a ajuda da massoterapia. Na sua formação aprende a executar diferentes tipos de massagens orientais e ocidentais, tais como:
-Massagem clássica
-Drenagem linfática e corporal
-Cromoterapia
-Reflexologia podal
-Quick Massage
-Aromaterapia
-Shiatsu
-Tui Ná (Tuina)
-Do-in
-Auriculoterapia
E o profissional adquire ainda conhecimentos sobre anatomia, biossegurança e fisiologia.

Tipos de Massagens Orientais

Shiatsu

O shiatsu é uma técnica de massoterapia que foi criada no Japão e tem como objetivo de equilibrar os canais de energia do corpo, trazendo bem-estar ao organismo para a mente. Esta massagem curativa melhora o sistema circulatório, aliviando dores físicas e nas articulações.
A técnica é baseada na pressão do dedo do terapeuta no corpo. Essa pressão atua no fluxo de energia que circula pelo corpo e que percorre canais e meridianos, sendo que esta ação faz com que a energia seja equilibrada. Na prática, o manuseio do terapeuta faz fluir a energia na região onde ela estava suspensa e em excesso. Ao melhorar o fluxo energético promovido pelo shiatsu capacita o organismo a criar uma resistência natural, corrigindo os desequilíbrios internos, prevenindo doenças ou mesmo tratando doenças crónicas e agudas.
A diferença do shiatsu para outras massagens é ser uma terapia que trabalha todo o corpo e não apenas um lugar em específico, tendo como vantagem a promoção do relaxamento total do paciente. Ajuda também na postura e eliminação das toxinas.

Quick Massage

Como o nome indica é um tipo de massagem rápida, que integra e mistura técnicas da massagem Shiatsu e do Anmá, tendo como principal função o relaxamento muscular. Na prática, a massagem trás alívio nas tensões do dia a dia, combate o stress e deixa o corpo do paciente leve e relaxado. É recomendada para pessoas que não tem muito tempo e deve ser feita apenas por profissionais qualificados e certificados.

Tuiná

A tuiná é uma das técnicas mais antigas da medicina chinesa e é utilizada no país oriental dentro do atendimento médico para a reabilitação e preservação da saúde. Esta técnica consiste em movimentos vigorosos e o terapeuta, para estimular a saúde do cliente, utiliza os dedos, mãos, punhos, cotovelos, antebraços e joelhos nos canais de energia do corpo.
Se tem interesse sobre massagens e massoterapia e quer ter um futuro promissor na área, venha conhecer o Curso de Técnico Auxiliar de Fisioterapia e Massagem da Do It Better!

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário