Sabe qual a diferença entre um líder e um chefe?
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- Date 30/10/2022
Existem diferentes tipos de profissionais que exercem cargos de nível superior nas empresas. É recorrente confundirem-se os conceitos de chefe e líder, uma vez que ambos se referem a posições de poder. Saiba que há diferenças que estão relacionadas com o modo como cada um exerce o seu poder. Um gere pessoas e o outro inspira-as para que elas inovem. Saiba neste artigo quais as diferenças entre um líder e um chefe.
Existem profissionais que assumem o papel de chefes e outros que assumem o papel de líderes. Cada um possui um comportamento diferente perante a equipa. Os dois parecem ser semelhantes, mas existem grandes diferenças entre chefia e liderança. A verdade é que geralmente, grande parte lida com chefes e não com líderes. Curioso?
O que é um Chefe?
Um chefe é alguém que comanda um grupo de pessoas, um departamento ou uma organização. Tem o poder de tomar decisões e resolver os principais problemas da empresa. No entanto, por ter uma atitude de maior controlo, acaba por ser muito crítico e escolher os seus favoritos em busca dos melhores resultados. Assim, um chefe acaba por não motivar os seus colaboradores.
Estas são algumas das caraterísticas que um chefe possui:
- Exerce poder de forma autoritária
- Usa o seu cargo para ditar regras e ordens
- Tende a não ouvir os funcionários
- Focado nos processos de trabalhos e não nas pessoas envolvidas
- Procura lucro e resultados
- Não motiva os funcionários
O que é um Líder?
Um líder é alguém que está à frente de um grupo. Todas as suas ações influenciam o comportamento das pessoas e contribuem para que os resultados sejam alcançados. Habitualmente, costuma procurar soluções e elogiar e motivar os seus funcionários. É o superior mais apreciado pelos colaboradores.
Algumas das principais características de um líder:
- Lida com o grupo pelo qual é responsável
- Motiva os funcionários
- Desperta respeito por parte dos membros do grupo
- Ouve e apoia os funcionários
- Admite os seus erros
- Mantém-se atento aos seus funcionários
- Cria estratégias para potencializar os talentos de cada indivíduo
Agora que já sabe as características e diferenças entre um líder e um chefe, já consegue identificar cada um!
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