Como escrever um e-mail profissional para a sua candidatura

English (Inglês) Français (Francês) العربية (Árabe)

O acompanhamento do e-mail profissional na sua candidatura é importante, pois para além de verem as suas competências conseguem avaliar a maneira como comunica e se apresenta. Deste modo, é fulcral que saiba todos os passos que deve seguir para que se consiga destacar aos olhos dos recrutadores.

Atualmente, a maioria dos processos de seleção e recrutamento das empresas efetuam-se pela internet. Por isso, no processo de envio da candidatura é provável que a mesma seja acompanhada por um e-mail, já que é o corpo de texto do e-mail é o primeiro contacto que o recrutador tem consigo, sendo importante causar boa impressão. 

1- Analise a oferta de emprego com atenção e faça uma pesquisa prévia sobre a empresa

A pesquisa sobre a empresa é um dos passos fundamentais para adaptar a sua candidatura à oferta, expondo os requisitos e qualificações necessárias. É aconselhável analisar o tipo de projetos que desenvolve, os resultados alcançados, a pessoa responsável pelo recrutamento e até mesmo opiniões dos seus colaboradores.

2 – Utilize um endereço de e-mail profissional

Endereços de e-mail com apelidos ou alcunhas não são recomendados. É preferível criar um novo e-mail profissional contendo apenas o nome.

3 – Escreva o assunto do email de forma clara

Assuntos compostos por informações vagas e que não são perceptíveis ao recrutador tendem a ser menos abertos. 

É importante que seja concreto e que o propósito esteja claro, referenciando sempre o nome e o cargo para a qual se está a candidatar. Algumas empresas atribuem uma referência à oferta de emprego, por isso deve utilizar essa mesma referência no assunto do e-mail. 

4 – Apresente-se de forma profissional e objetiva

A saudação é o primeiro impacto. É recomendável que comece sempre um e-mail com uma saudação educada e evitando saudações de proximidade, mantendo sempre a distância e o profissionalismo como “Prezado” ou “Caro”, seguido do nome da pessoa responsável pelo recrutamento da empresa. 

O primeiro parágrafo destina-se à apresentação do propósito do email e em seguida é importante fazer uma breve apresentação de si próprio mencionando o nome, formação, experiência, entre outros aspetos. Se tiver sido indicado para a vaga, é importante mencionar esse aspeto.

5 –  Exposição de qualidades e interesse pela vaga

Neste segundo parágrafo, deve expor as suas qualidades evitando a utilização de expressões generalistas e pouco específicas. 

É importante mencionar o período de tempo que trabalhou e o que desempenhou na ocupação desse cargo, usando indicadores concretos. Apresente também o interesse pela vaga e demonstre que conhece o tipo de trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela empresa.

6 –  Anexe o seu CV nos formatos adequados

No processo de anexo do seu CV ao e-mail, tenha em atenção ao formato pedido. Quando este aspeto não é respeitado, pode ser um dos motivos de exclusão da candidatura. É ainda aconselhado a utilização do PDF para evitar erros de formatação. Aconselhamos ainda que consulte o nosso artigo “4 Dicas para a criação do currículo para retificar a qualidade do seu CV. 

7 –  Agradeça a oportunidade e despeça-se cordialmente

O agradecimento antecipada a oportunidade por se candidatar acompanhado por uma disposição para esclarecer dúvidas. 

Após seguir todos estes passos, deve ter em atenção a coesão do texto e evitar erros ortográficos. Obtenha feedback de outros colegas para conseguir melhorar a sua candidatura. 

Por fim, seja paciente e aguarde pelo contacto da empresa, evitando enviar um novo e-mail sobre a sua candidatura. 

Enquanto aguarda, pode sempre pesquisar novas vagas, aperfeiçoar o seu processo de candidatura e preparar para a sua entrevista de emprego.

Na Do It Better, oferecemos uma formação abrangente e qualificada, que permitem que os nossos formandos se destaquem no mercado de trabalho. Visite o nosso site e descubra todas as oportunidades, nas mais variadas áreas

ABOUT INSTRUCTOR