Qual a importância do cartão MAI

Cada vez mais, a área da segurança, mais concretamente, a profissão de vigilante de segurança privada, tem vindo a ganhar importância e aderência a nível profissional, com uma alta taxa de empregabilidade em Portugal. 

Após a formação do curso de vigilante de Segurança Privada, o profissional obtém o acesso ao cartão MAI, onde é titulada a sua competência para exercer as suas funções. 

 

O que é o cartão MAI?

O cartão MAI é um cartão profissional de vigilante de segurança privada, emitido pela Secretaria-Geral da Administração Interna, onde titula a competência do vigilante para o exercer as suas funções. Recentemente, o cartão profissional sofreu algumas alterações, nomeadamente, nos prazos de validade e nas condições de emissão e renovação. Esta alteração foi executada com o propósito de valorizar e dignificar a profissão, de modo a verificar com maior rigor as qualidades dos profissionais, uma vez que a atividade de Vigilante Segurança Privada destaca-se por ser uma área em que os profissionais desempenham funções de alto risco e de elevado desgaste físico e psicológico. Assim, a Do It Better possibilita ao profissional de Vigilante de Segurança Privada, o Curso de Atualização do Cartão do MAI, sendo obrigatório para realizar a emissão ou renovação do cartão MAI. Esta formação consiste na revisão das competências adquiridas pelo profissional, para que seja permitido exercer a atividade de segurança e vigilância privada. O cartão profissional é válido no prazo de cinco anos e susceptível de renovação por iguais períodos de tempo. 

No entanto, se nunca teve contacto com a área, mas gostaria de exercer esta profissão, o centro de formação da DO IT BETTER, ministra o Curso de Vigilante e Segurança Privada, que proporciona ao profissional as condições necessárias para o desenvolvimento de competências na execução da função, cumprindo com a legislação em vigor. A conclusão com o aproveitamento do curso, confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional, emitido pela plataforma Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), nos termos da portaria n.º 474/2010, de 8 de julho.

 

Se após a leitura deste artigo, necessitar de mais informações ou de alguma ajuda, a Do It better dispõe de profissionais qualificados que o poderão ajudar.

ABOUT INSTRUCTOR