A importância de concluir o 12º ano

English (Inglês) Français (Francês) العربية (Árabe)

O ensino secundário é a última fase do percurso escolar dos estudantes. Após esta etapa, segue-se a construção de um futuro no mundo profissional ou a continuação dos estudos, para quem ambiciona ingressar numa área específica.


A importância de concluir o 12º ano

Concluir o ensino obrigatório ajudá-lo-á a conquistar mais oportunidades, o que é fundamental para vingar no mundo competitivo onde nos encontramos. Além disso, permite assegurar um futuro profissional de sucesso. Contudo, seja por motivos familiares ou até mesmo por questões financeiras, nem todos o conseguem terminar.

Quais são os principais benefícios de concluir o 12º ano?

1 – Mais oportunidades: ao concluir o ensino secundário, o candidato ficará mais apto a qualquer vaga de emprego, uma vez que este é um requisito cada vez mais comum por parte das entidades empregadoras no momento da contratação;

 

2 – Desenvolvimento pessoal: a formação que se adquire na escola não se limita apenas a ensinamentos técnicos; o desenvolvimento pessoal de cada estudante também é impulsionado, pois fomenta o espírito de equipa, algo bastante útil para o seu futuro enquanto trabalhador;

 

3 – Permite desenvolver habilidades: são desenvolvidas capacidades específicas como uma maior autonomia, aquando da realização de tarefas, e o pensamento crítico, vantajoso para filtrar decisões futuras; Além disso, a comunicação e raciocínio lógico são estimulados em diversas atividades. Estas competências são benéficas na medida em que as empresas procuram pessoas que saibam gerir conflitos em interações sociais e transmitir informações de forma clara e precisa. Assim, isto afigura-se como mais uma vantagem da conclusão dos estudos com projeção num futuro de êxito.


4 – Sentimento de realização pessoal: o candidato vai sentir-se motivado após concluir esta etapa escolar com sucesso, pois vai contribuir para a sua formação a nível pessoal.



5 – Perspetiva e ambições futuras do indivíduo: como o conteúdo lecionado é abrangente, os alunos acabam por ter uma visão geral dos temas e conseguem perceber em que áreas gostariam de ingressar num futuro próximo. Além disso, ter o ensino secundário concluído é um requisito para a entrada no ensino superior. Portanto, qualquer estudante que deseje continuar a estudar, como tirar uma Licenciatura, necessita de ter esta etapa escolar finalizada.


6 – Adquirir mais qualificações: este é o caminho ideal para quem quer crescer profissionalmente e ter rendimentos mais elevados a longo prazo. Ter esta etapa escolar finalizada proporcionar-lhe-á o acesso a vagas de trabalho mais atrativas e com melhores condições. Assim, é evidente que o percurso escolar assume um papel relevante no futuro profissional de cada um, sendo fundamental qualificar-se para estar ao nível das exigências atuais de mercado.


A este nível poderão surgir-lhe questões e receios em relação a terminar o ensino secundário com uma idade mais avançada. Saiba que na Do It Better formamos pessoas que desejam potenciar as suas competências e alcançar um futuro com mais oportunidades. Nunca é tarde para se aprender.

Saiba mais aqui e conclua esta etapa escolar que é tão importante para a sua vida. 

ABOUT INSTRUCTOR