Estudo Online: Como ser mais produtivo

Como ser mais produtivo no estudo online

English (Inglês) Français (Francês) العربية (Árabe)

Tirar rendimento do estudo online é um desafio constante, visto que pode provocar distração e falta de motivação sendo, dessa forma, necessário definir alguns passos que nos permitam ser mais produtivos, organizados e bem-sucedidos durante o estudo.

Neste artigo, vai poder conhecer algumas dicas que irão permitir organizar o seu estudo e torná-lo mais eficiente. 

5 técnicas para tornar o estudo online mais apelativo

  • Crie um ambiente de estudo: O primeiro passo consiste em criar um espaço de estudo com um ambiente tranquilo e que permita ao estudante sentir-se inspirado e focado. Algumas características fundamentais são a qualidade da luz, sossego e um ambiente agradável que permita manter a concentração. O local de estudo deve estar organizado e pode ser decorado, de forma a criar alguma animação no decorrer do estudo. 

 

  • Defina prioridades: Durante o estudo, devemos definir prioridades. Neste segundo passo, é importante organizar o nosso tempo e as tarefas principais. A dica passa por criar listas ou agendar tarefas para ter uma melhor perceção da dimensão do trabalho que deve ser executado.

 

  • Faça intervalos periódicos: É aconselhado fazer alguns intervalos. Durante o estudo, é essencial tirar rendimento do nosso tempo e, por isso, é preferível fazer algumas pausas para manter o foco. Deve existir um equilíbrio entre o trabalho e o descanso para existir, efetivamente, produtividade. 

 

  • Estude em grupo: Este passo incentiva o estudo em grupo. Para ficarmos mais confiantes das nossas decisões, é útil organizar sessões de estudo em grupo. Desta forma, temos a oportunidade de trocar ideias com outros colegas e analisar diversos métodos de trabalho. 

 

  • Realize exercícios:

    A última dica consiste em colocar em prática toda a teoria retirada do estudo através da realização de exercícios para desenvolver o conhecimento. Ao longo do estudo é recomendado colocar questões, imaginar panoramas e fazer alguns resumos sobre o tema, para garantir que o pensamento está correto. Além disso, usar canetas e outros materiais coloridos pode facilitar a memorização da teoria.

 

Estudar online é uma tarefa desafiadora, mas que traz imensas vantagens. Para que seja bem-sucedida, deve seguir todas as dicas partilhadas, colocá-las em prática e assim terá a oportunidade de se tornar uma pessoa mais eficiente e prática! 

ABOUT INSTRUCTOR