5 erros que não deve cometer numa entrevista de emprego
- Categoria Recursos Humanos
- Date 20/11/2022
Ser selecionado para uma entrevista de emprego, significa que pode estar mais próximo de conseguir uma oportunidade profissional. Embora seja importante saber o que dizer e o que fazer, é, de igual modo, importante reconhecer quais os principais erros a evitar.
Uma entrevista de emprego é um momento de grande pressão e, devido à falta de preparação ou nervosismo, há erros que o candidato comete que não são bem vistos pelo recrutador. Desta forma, é necessário estar preparado para todos os cenários possíveis que possam, eventualmente, acontecer durante a entrevista.
5 erros que não deve cometer numa entrevista de emprego
Falta de preparação
Antes de se candidatar a uma função, deve fazer o seu “trabalho de casa”, ou seja, fazer uma pesquisa e conhecer um pouco melhor sobre a história da empresa. Conhecer a área de atuação, valores, missão e políticas da empresa para que, dessa forma, possa estar informado e preparado para a entrevista.
Não conhecer bem a empresa ou o cargo pelo qual se candidata, pode ser um dos grandes motivos pelos quais pode não ser contratado.
Ter conversas negativas
Fazer comentários e reparos negativos sobre a sua empresa atual ou anterior é um erro a evitar na sua entrevista de emprego. Muitos candidatos perdem oportunidades por fazerem comentários críticos relativamente a antigos chefes ou colegas, visto que esta atitude é considerada pouco profissional.
A melhor atitude que um candidato pode ter é mencionar aspetos positivos da sua experiência profissional. Contudo, sabemos que o mercado de trabalho, por vezes, proporciona-nos experiências negativas e é perfeitamente natural. Numa entrevista de emprego, não devemos mencionar estes aspetos e tentar dar respostas como “Estou à procura de um cargo que me desafie e consiga fazer-me sentir produtivo, visto que quero evoluir e a minha função atual não me permite”.
As entrevistas de emprego não se focam em antigos cargos, mas sim no contributo que pode dar à nova empresa a que se candidata.
Evitar atrasos
A falta de pontualidade é um dos fatores mais criticados numa entrevista de emprego. Se tem dificuldades em cumprir horários, jogue pelo seguro e tente chegar 20 minutos mais cedo para prevenir eventuais atrasos. Desta forma, evita a ansiedade quando chega ao local da entrevista e garante que tem tudo preparado antecipadamente.
Manter uma postura e imagem correta
Para a sua entrevista correr bem, deve garantir que a sua imagem é agradável e vai vestido de acordo com a cultura da empresa e com o cargo a que se candidata. A importância da sua apresentação não está só relacionada apenas com o seu visual, mas também à sua postura, que deve ser cordial e entusiasta.
Admitir quando não sabe uma resposta
Esta dica é muito importante para os candidatos mais experientes que, por vezes, têm dificuldade em admitir quando não sabem responder a uma questão. Tendo em conta que o mercado está sempre a evoluir, é importante ter a capacidade de voltar a aprender e não pensar que já sabe fazer tudo.
Estes são alguns dos erros que não deve cometer na sua entrevista de emprego para que seja bem-sucedido. Uma boa apresentação é um elemento fundamental neste processo, bem como valorizar-se a si como pessoa e profissional.