60% dos jovens não seguem a formação superior em Portugal 

Uma notícia recente dá conta que 60% dos jovens não segue o ensino superior. Os cursos profissionais e a pouca diversidade de ofertas no ensino superior ajudam a explicar este fenómeno. Se há uns anos atrás a frequência no ensino superior em licenciatura e mestrado era sinónimo de emprego, neste momento isso já não acontece e estes cursos já não são garantia de emprego e sinónimo de estabilidade e conforto. A estes factos junta-se os custos elevados da formação superior. 

Existe uma procura e oferta cada vez maior por escolas e instituições e o facto de darem equivalência ao nível IV e permitirem o prosseguimento dos estudos para quem quiser efetivamente seguir o ensino profissional é um dos pontos positivos deste ensino. Os cursos profissionais são também uma forma de ter uma formação mais orientada para o mercado de trabalho. A componente prática que contemplam é também um fator muito apreciado por quem opta por esta modalidade de ensino. É essencial investir na reeducação dos alunos e mostrar que nunca é tarde para o conhecimento e aprendizagem. É essencial dar a conhecer que qualquer pessoa que frequente o ensino profissional pode candidatar-se à faculdade e complementar conhecimentos com algo mais teórico e que lhes permita refletir e tirar conclusões sobre determinados assuntos. As exigências do mercado de trabalho são cada vez mais e precisamos de nos munir de todo o conhecimento para podermos tomar decisões, resolver problemas e estar à altura dos desafios. 

Para si que pretende seguir com os estudos e frequentar o ensino superior, saiba que, com a Do It Better é possível! Faça-o agora mesmo! 

ABOUT INSTRUCTOR