5 Dicas essenciais para uma carreira de Técnico Auxiliar de Geriatria

A debilidade dos nossos idosos é um tema muitas vezes debatido num país tipicamente envelhecido como Portugal. É essencial tratarmos e cuidarmos da mesma forma destas pessoas que em tempos cuidaram de nós, e, porque a agitação e o stress do dia a dia nem sempre permite aos familiares fazê-lo como gostariam os auxiliares de geriatria são indispensáveis.

As auxiliares de geriatria são capazes de exercer várias funções de cuidados contínuos e diários como tratar da higiene, dar a medicação, as refeições, zelar, estimular, cuidar, dar carinho entre muitas outras tarefas.

Cuidar mobiliza diversas vertentes do ser humano: relacional, afetiva, ética, sociocultural, terapêutica e técnica. Neste artigo, vamos partilhar algumas técnicas importantes para as auxiliares dos lares.

1- Tratar é diferente de cuidar – O ato de tratar assenta nos saberes mais técnico e na execução mecânica das tarefas, já o ato de cuidar pressupõe uma abertura emocional por parte destes auxiliares e tem muito a ver com a dedicação, carinho demonstrado ao idoso.

2- A paciência é uma grande virtude – é uma característica importante para poder lidar com os problemas da melhor maneira. Ajuda a manter a postura e a evitar conflitos.

3- Comunicar é uma arte – Pode entender-se como o ato de partilha de emoções, experiências, histórias, etc.

4- O saber não ocupa lugar – as funções de um geriatra já não se limitam apenas ao cuidado e limpeza, mas também, e tal como noutras áreas, é necessário ter conhecimentos de fisioterapia, noções básicas de fisionomia e anatomia, primeiros socorros e controlo de infeções. Tem de haver uma atualização constante pelas práticas, e “regras” quer da profissão quer da área da saúde no geral. 

5- Cuide de si, para cuidar bem do outro – A exposição acentuada no trabalho pode levar ao esgotamento físico e mental de quem cuida, havendo a necessidade de se manter em plena forma.

Os auxiliares de geriatria além dos conhecimentos sobre a parte motora e mecânica dos pacientes garantem os cuidados contínuos de forma a assegurar uma melhor qualidade de vida das pessoas que têm ao seu encargo.

Com a Do It Better, pode adquirir e aplicar conhecimentos práticos na área da Geriatria em contexto real através do estágio opcional de 200 horas. Garanta já a sua vaga no mercado de trabalho! Para mais informações clique aqui e consulte a nossa oferta formativa.

 

ABOUT INSTRUCTOR