Como manter o foco e a concentração nos estudos 

English (Inglês) Français (Francês) العربية (Árabe)

Foco, disciplina e concentração são fatores determinantes para o seu sucesso nos estudos mas,  para isso acontecer, é fundamental que sejam criados alguns hábitos para a eficácia do estudo. Para o ajudar a manter esse foco e disciplina, listamos 10 dicas imprescindíveis para conseguir aumentar os seus níveis de concentração:

1-  Separe e organize o seu local de estudo

Antes de começar a estudar é importante que prepare o seu cantinho para os estudos, local este que deve ser, tanto quanto possível, arejado, calmo e iluminado.

2- Faça uma lista de tarefas

Liste as tarefas com a ajuda de uma planificação, por exemplo. Isto permitirá programar as suas tarefas e ter uma melhor organização do seu material de estudo (faça uma listagem das suas dúvidas e partilhe em aula com os formadores para que estes o possam esclarecer da melhor forma).

Uma dica é: faça a sua planificação em: https://www.google.com/sheets/about/

3- Desligar os aparelhos eletrónicos 

Para ter resultados é realmente necessário foco e uma das principais situações que pode fazê-lo dispersar é o contacto com os seus aparelhos digitais. Opte por ficar longe destes dispositivos e certifique-se de que não serão mais uma distração 

4- Use um caderno para fazer anotações

Numa pesquisa realizada pelas Universidades dos EUA, as pessoas fazem anotações em papel, durante o estudo, são muito mais produtivas nos estudos do que as que estudam unicamente através de ecrãs. Fazer resumos com os pontos principais é um óptimo exercício para ajudar na memorização. Segundo a notícia  https://bit.ly/2UOEBR3 “A mesma pesquisa sugere que mesmo quando os laptops são usados ​​exclusivamente para fazer anotações, podem estar a prejudicar o processo de aprendizagem, pois o seu uso resulta num processamento mais superficial. 

5- Marcação de texto

Depois de ter um caderno de resumos uma outra dica é marcar o texto com várias cores para fazer sobressair o mais importante. Esta dica é muito boa para destacar o texto realmente importante e que deve ser memorizado pelo nosso cérebro. Faça resumos e sublinhe os tópicos importantes com os marcadores. Pode até usar uma cor diferente para cada tópico ou disciplina. 

6- Alterne as disciplinas

Estude uma ou duas disciplinas por dia, dependendo do seu horário de estudo, faça o resumo delas e reforce o estudo. 

7- Durma bem

Para o tirar o melhor aproveitamento possível e ter um bom desempenho nos estudos é essencial ter uma boa noite de sono. Acordará bem disposto e motivado para um dia de estudo.

8- Pratique desporto

A prática do desporto é essencial para manter o corpo em atividade e para aliviar a mente. A prática de um exercício físico é fundamental para estimular o funcionamento cerebral e isso ajudará durante o seu estudo e na sua vida no geral.

9- Medite

Tire um tempo do seu dia para si, reserve um espaço em sua casa e medite. Use a respiração a seu favor, isso ajudará na sua concentração.

10- Não pare de estudar e comemore cada vitória

A sua mente precisa de estar focada então não pare de estudar, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e precisa de pessoas qualificadas para tal. Comemore, vibre cada  vitória que seja, uma aprovação numa disciplina, uma conquista de estágio ou até mesmo o simples encontro com a família e amigos.

Agora que já possui as 10 dicas de como ter foco nos estudos, vamos lá estudar! Setembro é um mês de recomeços por isso vamos lá.

Consulte a nossa oferta formativa em: https://www.doitbetter.pt/courses-2/  e venha ser Better connosco.

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário