A dualidade Corpo – Mente: O impacto do exercício físico no foro psicológico

Será que o exercício físico tem repercussões benéficas na esfera cognitiva?

“O trabalho, o exercício físico e o baixo consumo de notícias sobre a pandemia são fatores protetores da saúde mental no isolamento, segundo os primeiros indicadores de um estudo da Universidade do Minho (UMinho). […] Praticar exercício físico regularmente e manter as consultas de psicologia são outros contributos para uma boa saúde mental.” (Sicnotícias, 2020)

Como abordado na primeira parte do artigo sobre o impacto da alimentação no foro psicológico  sabemos ter existido um aumento do número de doenças psicológicas como a ansiedade, os transtornos de humor e a depressão, devido à situação pandémica em que nos encontramos. Desta forma, a prática regular de exercício físico afigura-se como benéfica e fundamental para prevenir e atenuar possíveis sintomas.

O que são as endorfinas e qual é a sua relação com a nossa saúde mental?

Quando praticado regularmente e adaptado às necessidades e especificidades de cada um, o exercício físico detém um enorme poder sobre o nosso psicológico, já que, é capaz de influenciar as nossas emoções, qualidade de sono e saúde mental. Isto porque o exercício físico possibilita a libertação de hormonas que produzem um efeito de bem-estar, calma e felicidade, as endorfinas. As endorfinas são neurotransmissores que permitem transmitir sinais elétricos no sistema nervoso e que têm recetores em regiões do cérebro responsáveis por reduzir a perceção da dor e controlar as emoções. São também conhecidas como as “hormonas da felicidade”, ajudam em situações de stress, a melhorar o humor, a manter o equilíbrio do organismo, a aumentar a imunidade e a melhorar a pressão arterial, a frequência respiratória e o ciclo cardíaco.  Adicionalmente, vários estudos já provaram que a prática de exercício físico deve ser prescrita a doentes que sofram de depressão, uma vez que, terá efeitos benéficos na redução dos sintomas a longo prazo e na diminuição da probabilidade de ocorrer uma recaída.

Quer adquirir mais conhecimentos sobre a prática de exercício físico?

No seguimento da promoção da importância da prática de exercício físico para a boa manutenção da saúde mental, a Do It Better apresenta-lhe a oportunidade de apostar na sua formação na área do desporto e aprofundar os seus conhecimentos, com o curso profissional certificado de Personal Trainer  Desta forma, estará qualificado para planear treinos para si e para os outros, proporcionando-lhes o acompanhamento de que necessitam. Coloque em primeiro lugar a saúde, a sua e a dos outros e venha ser Better connosco! 

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário