Tudo o que precisa de saber para abrir uma barbearia

Curso de Barbeiro Profissional Certificado

Quer abrir uma barbearia  e não sabe quais os procedimentos a seguir? Informe-se aqui e descubra todos os passos para abrir o seu negócio de sucesso.

As barbearias têm vindo a reconquistar o seu lugar no sector da beleza e da estética, isto deve-se não só às tendências atuais mas também à crescente preocupação que os homens têm com o seu visual. Mas não pense que é simples abrir uma barbearia, antes pelo contrário! É necessário dedicação, planeamento, olho para o mercado e acima de tudo ter em atenção aos requisitos legais necessários para a abertura de um estabelecimento.

Primeiro que tudo deve planear e delinear a sua estratégia, ou seja, deve definir o seu orçamento e começar já a realizar uma pesquisa de possíveis espaços tendo em atenção aos preços e aos custos.

Curso de Barbeiro Profissional Certificado
Curso de Barbeiro Profissional Certificado

Após já ter algum conhecimento do mercado, deve então definir qual o tipo de negócio que pretende e a que tipo de público quer atingir. Também o espaço e a equipa que vai adquir são conceitos fundamentais pois irá determinar o sucesso do seu negócio. Por exemplo se quer atrair clientes que estão dispostos a gastar mais, o seu espaço terá automaticamente que ser mais elaborado, mais requintado e com profissionais com muita experiência na área.

Para além de toda a planificação e definição das estratégias acima descritas, é importante seguir alguns aspetos legais para que possa abrir portas, nomeadamente as licenças.

A obtenção da licença de uma barbearia é relativamente simples, e é feita na Câmara Municipal ao abrigo do “licenciamento zero” que entrou em vigor em 2015. Com esta diretiva deixou de ser necessário licenças para abrir salões de cabeleireiro e barbearias, passando a haver uma mera comunicação prévia para a instalação e a modificação de estabelecimentos de restauração, de comércio de bens, de prestação de serviços ou armazenagem.

Neste sentido, se o local onde vai abrir a barbearia não necessitar de obras e já tiver a licença de funcionamento para comércio fica ao cargo do empreendedor os seguintes requisitos técnicos:

  • É origatório haver produtos para desinfetar os materiais cortantes e que estejam em contacto com e pele;
  • Todo o material elétrico, incluindo secadores terá que ser certificado;
  • É obrigatório ter umas instalações sanitárias que não comunique com o clientes;
  • As rampas de lavagem deverão ter água fria e quente;
  • Todos os tampos terão de ser de material lavável;
  • As paredes e o chão devem ser resistentes, impermeáveis e que seja fácil de limpar;
  • Pé direito do espaço deve ter no mínimo 3 metros.
  • Dentro do estabelecimento, todos os locais onde exista a permanência de pessoas devem estar ventilados;

Após fazer cumprir estes requistos, basta entregar a declaração na Câmara Municipal  e 20 dias depois pode abrir o seu estabelecimento.

No centro de formação da Do It Better tem a oportunidade de se tornar num barbeiro profissional e quem sabe abrir a sua própria barbearia. Junte-se a nós e venha ser better connosco!

Autoria: Marisa