4 Dicas para a criação do currículo
- Categories Recursos Humanos
- Date 30/07/2022
Atualmente, a competitividade é o que melhor define o mercado de trabalho e vai ser a criatividade que vai decidir se vai ser ou não selecionado.
Os currículos criativos têm vindo a ganhar peso e credibilidade no mercado de trabalho, deixando o habitual Europass desadequado e até um pouco ultrapassado.
Tal como diz o ditado “a primeira impressão é sempre a mais importante” e o primeiro impacto que o recrutador terá de si é através do seu currículo não só através das suas competências como através da estética do seu CV.
Fique a conhecer algumas dicas de como tornar o seu currículo mais criativo.
Analise a empresa
Fazer uma pesquisa prévia à empresa a que se candidata é sempre importante, não só para se preparar para uma futura entrevista como também para adequar o CV. Apesar da criatividade ser um fator positivo para a maioria das empresas, ainda existem recrutadores que não apreciam este género de currículo. É importante determinar se a empresa é mais formal ou mais flexível, permitindo-lhe avaliar que formato escolher.
Coloque conteúdo relevante
Estudos apontam que recrutadores demoram cerca de 10 segundos a analisar um CV, por isso, o mais importante é manter o currículo curto e conciso.
Apesar de muitas vezes acharmos que tudo é relevante, há muitas informações que podem ser retiradas. Por exemplo, onde estudou no ensino secundário ou a morada completa não necessitam de estar presentes e são um espaço valioso para outras informações.
Lembre-se: mantenha a informação numa só página, no máximo duas.
Seja criativo e profissional
Apesar do CV criativo impactar, é importante que transmita profissionalismo. Para garantir isso, adeque sempre o estilo, não só do CV como também da própria abordagem que irá ter consoante o tipo de empresa a que se vai candidatar.
Verifique possíveis erros
Os erros acontecem, mas é importante identificá-los previamente. Num mercado tão competitivo, um pequeno erro ortográfico pode ser decisivo no momento de tomada de decisão. No fim de produzir o seu currículo, dê uma última vista de olhos e certifique-se de que não há nenhum erro.
Aposte na sua formação e educação na Do It Better onde terá ao seu dispor vários cursos profissionais e certificados em diferentes áreas para que possa ingressar na sua área de sonho. Assim, esperamos que com estas dicas consiga melhorar o seu currículo e ingressar no mercado de trabalho com sucesso.