Qual é a importância e funções dos Auxiliares de Ação Educativa?

Auxiliares de Ação Educativa: O que são,  a importância da profissão e que funções desempenham.

Os auxiliares de ação educativa são profissionais que desempenham funções em diferentes contextos educativos, tais como estabelecimentos de educação de infância, creches e escolas do ensino básico e/ou secundário.
Para executar a profissão é necessário possuir habilitação mínima, isto é, o ensino básico ou equivalente. Contudo, tal como é mencionado na Lei de Bases do Sistema Educativo, no artigo no. 36, deve ser proporcionada a estes profissionais uma formação complementar, adequada às suas necessidades.
No que diz respeito às atividades desempenhadas por estes profissionais, por norma, são de apoio ao docente e desenvolvimento curricular da escola ou jardim de infância. Realizam tarefas junto das crianças, desenvolvendo uma atitude de cuidado e atenção, estabelecendo uma relação com as mesmas e com o exterior, constituindo contacto com a família e com a comunidade envolvente.
Os auxiliares de ação educativa assumem variadas funções consoante o nível de ensino no qual trabalham, uma vez que, o seu desempenho profissional assume-se como multifacetado, mesmo que por vezes não seja valorizado.
Há quem considere a participação e empenho destes profissionais como essencial, visto que a estes são comunicadas responsabilidades educativas, sendo que o âmbito do seu se estende a novas competências exigidas pelas organizações escolares de hoje.
Em contexto de educação de infância, os auxiliares de ação educativa desempenham um papel fundamental, executando um conjunto vasto de tarefas, tais como: o acolhimento das crianças e famílias durante o período da manhã e ao final do dia, a colaboração nas atividades pedagógicas dirigidas pelo educador de infância, o apoio na hora de almoço, o tempo de repouso das crianças e em todas as rotinas de higiene das mesmas e das instituições.
Como referido, estes profissionais desempenham funções em diferentes contextos educativos: na educação de infância, no ensino básico e secundário. As funções são diversas consoante os níveis de ensino. Na educação de infância as suas funções passam por zelar os cuidados do estabelecimento de ensino e das crianças que frequentam o mesmo e colaboram nas diversas atividades pedagógicas organizadas pelo corpo docente. Nos outros níveis de ensino, para além das funções mencionadas no contexto de educação de infância, estes profissionais podem desempenhar funções de apoio geral, incluindo as de telefonista e operador de reprografia, desenvolvendo e incentivando o respeito e o apreço pelo estabelecimento de educação competindo-lhe exercer tarefas indispensáveis ao funcionamento dos serviços, nomeadamente tarefas de acompanhamento dos alunos, atendimento e encaminhamento de utentes da escola, tarefas de apoio e assistência em situação de primeiros socorros, tarefas de apoio a serviços de ação social escolar e, quando necessário, as salas de aula, aos laboratórios e bibliotecas escolares assegurar a limpeza, arrumação, conservação e boa utilização das instalações.
Através de diversos estudos realizados os auxiliares de ação educativa são essenciais visto “que a estes são confiadas responsabilidades educativas e porque, cada vez mais desempenham funções de técnicos de apoio logístico às atividades de ensino”. É necessário, por isso, dar-se importância à formação destes profissionais que, muitas vezes, vêm trabalhar para contextos educativos vindos de outras áreas profissionais e sem conhecimentos suficientes para as diversas funções que vão desempenhar. Apesar de serem em menor número e, por vezes, exercerem uma atividade desqualificada, os auxiliares de ação educativa devem integrar as estruturas e a redes de participação da escola, por terem responsabilidades educativas e por serem técnicos de apoio logístico às atividades de ensino. Estes devem ser encaminhados da melhor forma pelos gestores escolares nos diversos contextos educativos de modo a valorizar a dimensão educativa do seu trabalho.
Os auxiliares de ação educativa são assim profissionais que fazem parte integrante de vários contextos educativos e desenvolvem diversas funções, no entanto, é no contexto de educação de infância que estes profissionais assumem um papel com maior participação na execução de tarefas que são exclusivas deste contexto educativo.
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