Dominar o LinkedIn, a mais eficaz rede social para encontrar talento

O LinkedIn oferece uma rede profissional extensa para conexões e networking, o que facilita a descoberta de oportunidades de emprego alinhadas de encontro às habilidades e interesses das pessoas. Com perfis detalhados, é possível demonstrar experiências e conquistas, destacando-se para os recrutadores. A plataforma também proporciona acesso a informações e tendências do mercado, promovendo aprendizagem contínua e crescimento profissional.

Apesar de ser uma rede social-profissional que já está presente em Portugal há algum tempo, ainda existem muitas pessoas que não percebem o verdadeiro conceito e propósito desta plataforma. 

O que é o LinkedIn?

O LinkedIn é uma rede social-profissional que está focada no mundo profissional e na partilha de informação relevante a nível empresarial. É utilizado por trabalhadores e por empresas de diversos setores, com o intuito de criarem uma rede de contactos – networking. Isto é cada vez mais importante nos dias de hoje, para encontrar emprego ou até mesmo para realizar parcerias, o que facilita o processo de recrutamento e o processo de procura por profissionais qualificados, resultando num benefício mútuo na relação pessoas e empresas.

O LinkedIn é o género de um currículo online, onde os utilizadores listam as suas principais competências, áreas de experiência e níveis de educação com o intuito de conseguir emprego e as empresas utilizam esses dados para entrar em contacto com potenciais candidatos à vaga de emprego.

Uma tendência global em crescimento

Hoje em dia é cada vez mais normal que o processo de recrutamento seja feito através do LinkedIn e a prova disso é a rapidez e consistência com que o LinkedIn cresce no ecossistema digital e empresarial. Segundo os dados partilhados pelo LinkedIn atualmente existem cerca de 850 milhões de contas (profissionais e empresas) registadas no LinkedIn e segundo um estudo, cerca de 122 milhões de pessoas foram entrevistadas após terem submetido a sua candidatura através do LinkedIn e cerca de 35,5 milhões de pessoas conseguiram emprego através do LinkedIn, além disso cerca de 87% dos recrutadores utilizam o LinkedIn durante processo de recrutamento. Em Portugal existem cerca de 4 milhões de contas de profissionais e empresas registadas, o aumento do número de utilizadores desde 2019 (3 milhões de contas registadas) demonstra um grande crescimento da plataforma e demonstra que esta nova abordagem ao processo de recrutamento é uma tendência em crescimento. 

Mas como é que o Linkedin me ajuda a encontrar um trabalho que vá de encontro às minhas pretensões?

A plataforma destaca-se como um espaço para construir uma presença profissional online, permitindo a criação de um perfil detalhado que funciona como um ponto central para recrutadores e empresas. Este perfil não só reflete as experiências passadas, habilidades e conquistas, mas também descreve as aspirações e objetivos futuros, ajudando a atrair a atenção de recrutadores em busca de talentos com um perfil similar ao seu.

Além disso, e como referido, o LinkedIn valoriza o networking e as conexões, aumentado a possibilidade de conexão com colegas de trabalho atuais e antigos, supervisores, professores, e profissionais da área, revelando-se uma maneira “poderosa” de expandir a rede de conhecimentos da área. Quanto mais conexões relevantes, mais você está exposto a oportunidades de trabalho que talvez não estivessem disponíveis noutras circunstâncias.

A funcionalidade de pesquisa de empregos é também uma ferramenta valiosa no LinkedIn. Com filtros detalhados e precisos, esta permite uma busca mais refinada e segmentada. Os filtros de pesquisa são os seguintes, por cargo, localização, nível de experiência e setor, estes filtros facilitam o processo de encontrar oportunidades que estejam alinhadas com as suas pretensões. Além disso, seguir empresas e recrutadores de destaque pode oferecer insights sobre as últimas vagas disponíveis e os requisitos desejados. 

Participar ativamente na plataforma também é fundamental. Juntar-se a grupos e comunidades relevantes, partilhar ideias, participar de discussões e interagir com posts relevantes demonstra conhecimento e interesse na área, ao mesmo tempo que aumenta a sua visibilidade.

Se está interessado em adquirir conhecimentos relacionados com a plataforma LinkedIn, propomos o curso de Marketing e Técnicas de Vendas e, ou o curso Técnico Administrativo de Recursos Humanos da Do It Better, que são dois cursos que na sua composição possuem uma incidência na rede social, na perspetiva única e exclusivamente profissional.  Após o término do curso, será capaz de aplicar todos os conhecimentos de forma a otimizar o seu perfil pessoal, ou quem sabe da sua empresa.

ABOUT INSTRUCTOR