Passo a Passo de Manobras de Suporte Básico de Vida Pediátrico

O Suporte Básico de Vida Pediátrico é fundamental para qualquer pessoa que queira aprender a salvar vidas. Com o aumento de acidentes e emergências médicas, é crucial que os profissionais da Saúde e outros indivíduos possam identificar e tratar situações de emergência em crianças. 

Neste artigo, apresentamos, passo a passo, algumas manobras de suporte básico de vida pediátrico, que podem ser aprofundadas com o nosso curso.


  • Verificação da pulsação 

O primeiro passo para avaliar o estado de uma criança em situação de emergência é verificar o pulso, que pode ser feito quer no pescoço quer no pulso da criança. Se não conseguir sentir a pulsação da criança, inicie a Reanimação Cardiopulmonar (RCP) imediatamente.


  • Respiração

Após verificar a pulsação, é importante avaliar a respiração, colocando o ouvido próximo à boca e nariz da criança para escutar e sentir a sua respiração. Se a criança não estiver a respirar, inicie imediatamente a RCP.

 

  • RCP

A RCP é uma técnica que deve ser realizada em crianças que não estão a respirar ou que apresentam respiração insuficiente. Para a realizar, deite a criança de costas, numa superfície plana e rígida e comece a compressão torácica, com as mãos no centro do tórax. É importante relembrar que a força das compressões deve ser adequada à idade e tamanho da criança.


  • Desobstrução de vias aéreas

A desobstrução de vias aéreas é uma manobra importante para garantir que a criança respire adequadamente. Para isso, incline a cabeça da criança para trás e eleve o queixo com os dedos. Em caso de haver algum objeto a obstruir as vias aéreas, remova-o imediatamente.

Nos nossos centros de formação Do It Better, oferecemos um curso completo em Suporte Básico de Vida Pediátrico, dirigido por formadores certificados. Além de uma componente teórica, é composto por uma vertente prática, onde são abordadas e simuladas várias situações de emergência.  Os formandos aprenderão a identificar essas mesmas situações e a agir, de forma rápida e eficaz, para salvar a vida de uma criança. 

As manobras básicas de suporte de vida pediátrico que apresentamos neste artigo são apenas algumas das que poderão ser aprofundadas no nosso Curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico.

Aprenda a realizar a RCP, avaliar a respiração e desobstruir vias aéreas de crianças em situações críticas e torne-se um profissional confiante e preparado para salvar vidas. 

ABOUT INSTRUCTOR