Millenials e Geração Z recusam viver só para trabalhar

English (Inglês) Français (Francês) العربية (Árabe)

Em Portugal, existe atualmente uma instabilidade no mercado de trabalho, que causa nas gerações mais jovens uma necessidade de procurar melhores condições de trabalho e carreira que justifiquem ficar em Portugal ao invés de emigrar.

Procuramos então perceber como estas gerações pensam, tendo em conta o contexto social e ambiental em que se enquadram, os eventos mundiais que mudaram o mercado de trabalho nacionalmente, quais as suas exigências, identificando assim o porquê de serem diferentes das gerações anteriores e a razão pela qual o work-life balance é essencial para os jovens trabalhadores.

Como pensam os Millenials e a Geração Z?

As gerações Z e Millenials preocupam-se mais, por comparação às anteriores, com o ambiente que as rodeia, quer seja este o meio ambiente, social e de trabalho, sentido a necessidade de balanço entre o trabalho e vida pessoal, impulsionado ainda mais devido às comodidades que experienciaram durante o período da pandemia.

Entre estas comodidades está:

  • O trabalho à distância, reduzindo o tempo e dinheiro gastos com o deslocamento;
  • Uma maior flexibilidade não só em termos de horários, como também de projetos;
  • Mais tempo em casa, o que permitiu a prática de exercício físico, resultando em hábitos saudáveis;
  • Uma alimentação mais saudável, visto que com as restrições, comer fora era muito mais raro;
  • A possibilidade de passar mais tempo com a família e amigos.

Com os pontos acima definidos, é difícil negar que existem benefícios dos quais os trabalhadores destas gerações não tencionam abdicar, os quais possibilitam um work-life balance satisfatório ou, por outras palavras, um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e o trabalho, essencial para que se mantenham motivados.

O que é o work-life balance? Qual a sua importância?

O work-life é definido pelo equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. É a capacidade de organizar as obrigações do trabalho e as responsabilidades da vida pessoal, sem que uma das áreas afete negativamente a outra.

Um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal permite alcançar uma maior produtividade, bem-estar e reduzir stress, pelo que encontrar a quantidade certa de tempo, esforço e energia a dedicar ao trabalho e à vida pessoal é essencial.

População mais jovem em Portugal procura melhores condições de trabalho e manter o work-life balance

Quais são as razões pelas quais as gerações Z e Millenials procuram melhores condições de trabalho que permitam manter o work-life balance?

  • Mudança nos valores sociais: As gerações mais novas valorizam mais a qualidade de vida e o equilíbrio entre a vida pessoal que o sucesso profissional ou financeiro;
  • Aumento da consciencialização sobre a saúde mental: Os jovens estão mais conscientes sobre os riscos de esgotamento profissional, ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental associados ao trabalho excessivo e ao estresse;
  • Avanços tecnológicos: Com a popularização do trabalho à distância, os jovens passaram a procurar trabalhos mais flexíveis que lhes permitam manter o work-life balance;

 

Posto isto, percebemos que, em Portugal, um país onde existem bastantes jovens formados e prontos a trabalhar, instaurou-se uma nova mentalidade na qual certas condições devem ser respeitadas para que os trabalhadores das gerações mais novas se sintam motivados e respeitados nas funções que desempenham, havendo uma grande necessidade por parte das empresas de se adaptarem a este novo modelo que não é tão repetitivo, cansativo, mais flexível e que oferece uma maior confortabilidade, para que não seja perdido mão-de-obra qualificada e talento para o estrangeiro.

A Do It Better presta serviços e formações de alta qualidade, que o podem equipar com as ferramentas necessárias para encontrar uma maior variedade de empregos com melhores condições e flexibilidade de horários, para que seja feliz dentro e fora do seu trabalho! Para mais informações visite https://doitbetter.pt/

ABOUT INSTRUCTOR