Reconversão profissional será este o caminho certo para si

Todos nós tendemos a procurar empregos em áreas que realmente gostamos. Contudo, quando começamos a trabalhar, por vezes, apercebemo-nos que aquela área não é bem o que esperávamos. 

Atualmente, é mais fácil trocar de emprego pois existem centenas de áreas diferentes e uma maior facilidade em tirar vários cursos. No entanto, nem sempre é fácil, podendo ser um processo desgastante e que envolve muito planeamento.

Mas afinal o que é a reconversão profissional e por que razão é que deve apostar nela?

O que é a reconversão profissional?

A reconversão profissional é quando existe uma mudança de área de trabalho de forma consciente e planeada. Pode ser uma ótima forma de encontrar novas oportunidades e descobrir áreas que realmente possam levar a uma maior satisfação pessoal. Quando alguém começa a questionar se gosta do que faz a nível profissional, é provável que comece a sentir a necessidade de mudar e assim, fazer uma reconversão profissional.

Atualmente, cada vez mais profissionais sentem a necessidade de fazer uma mudança no seu percurso profissional. Isto acontece muitas vezes devido ao facto de as áreas inicialmente escolhidas não apresentarem grande oferta de empregos ou os salários serem baixos para as funções exercidas.

Como fazer a mudança?

1 – Em primeiro lugar, é importante perceber qual é a mudança de carreira que ambiciona para a sua vida. É crucial que não tenha medo e que esteja preparado para sair da sua zona de conforto. Deve pensar naquilo que está a fazer e naquilo que vai fazer para se sentir bem a nível pessoal e profissional;

2 – A partir do momento em que decide que a reconversão profissional é o que quer fazer, é importante que pesquise intensivamente sobre as áreas que lhe despertam maior interesse, tentando entender com maior profundidade o que fazem os profissionais dessas áreas na prática;

3 – Por fim, é essencial que invista em formação para adquirir competências e conhecimentos de modo a poder trabalhar na área da sua escolha.

É a reconversão profissional o caminho certo para si? Se se sente cansado do seu emprego atual e ambiciona ter um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, então a reconversão profissional pode ser o caminho que deve seguir. E não tenha medo! A Do It Better tem dezenas de cursos nas mais diversas áreas para finalmente poder fazer aquilo que o deixa realmente satisfeito. Saiba mais no nosso site.

ABOUT INSTRUCTOR