Qual a influência das cores quando aplicadas a um quarto?

A psicologia das cores é um estudo que analisa a influência das cores no comportamento humano. Ser mais produtivo numa sala branca ou estar mais tranquilo num quarto azul são exemplos da psicologia das cores nos ambientes.

Foi comprovado que ambientes com cores quentes dão a sensação de que o tempo passa mais rápido, já ambientes com cores frias dão a sensação de que o tempo passa mais devagar.

Vejamos qual a influência que cada cor pode ter: 

Verde

A cor verde é, geralmente, associada à natureza, à saúde e à tranquilidade. Estimula um ambiente de criatividade, melhora a concentração, o relaxamento e o equilíbrio. Pelo facto de criar um ambiente harmonioso, é ideal para qualquer tipo de quarto.

 Azul

Conhecida como a cor da harmonia e da tranquilidade, a cor azul remete para o céu e o oceano. Ajuda a criar a impressão de amplitude nos espaços e, durante épocas quentes, também é uma boa escolha para ajudar a aliviar a sensação de calor. O azul é, talvez, a melhor opção para quartos por criar um ambiente propício ao relaxamento.

 Rosa

A cor rosa é uma cor que está associada à ideia de acolhimento e do feminino. Porém, por ser uma cor versátil, permite decorar qualquer tipo de ambiente. Tons de rosa mais pastéis, conseguem despertar a calma, sentimentos agradáveis e melhorar o ambiente para o descanso. Já os tons de rosa mais vibrantes, conseguem despertar a criatividade e estimular a energia. 

Amarelo

O amarelo é considerado uma cor feliz e acolhedora que transmite uma energia bastante positiva e que estimula o otimismo, perfeito para espaços pequenos e sem boa iluminação. No entanto, a exposição a longo prazo com esta esta cor pode trazer sentimentos de ansiedade e irritabilidade. 

Vermelho

O vermelho é uma cor intensa, é a cor do amor, da confiança e da energia. Poderá ser usada de forma moderada, em pequenos apontamentos, já que cria um ambiente propício à paixão. No entanto, é uma cor que não é muito indicada para ser usada em grande quantidade nos quartos, sobretudo no quarto das crianças.

É uma cpr demasiado intensa, que leva a uma maior irritação, agressividade e aumenta o ritmo cardíaco. Deve ser usada em lugares como o jardim ou o corredor, uma vez que são espaços onde a passagem é mais rápida e não é relativa ao repouso.

Roxo

O roxo é uma cor que representa o equilíbrio entre o amor e a sabedoria. Está ligada ao campo espiritual, remetendo para a introspeção. Os tons mais escuros estão associados ao luxo e à criatividade. Não é aconselhado utilizá-la num quarto, apenas em certos apontamentos, uma vez que poderá trazer um certo desequilíbrio, pois esta cor também remete para a tristeza, saudade e melancolia.

Branco

O branco é uma cor que está associada à paz e à tranquilidade. Visualmente, destaca e realça a vivacidade das outras cores. O branco é uma ótima ajuda na amplitude e luminosidade dos ambientes, sobretudo espaços compactos.

É perfeito para qualquer ambiente, no entanto, em excesso pode trazer a sensação de monotonia e estimular a ansiedade. O ideal é conjugar com outra cor como, por exemplo, o cinza.

Preto

O preto é uma cor que pode assumir um duplo significado, consoante a quantidade utilizada, criando um ambiente pesado ou um ambiente sofisticado e elegante. A cor preta pode também reforçar a ideia de uma personalidade decidida e segura. 

Se tem interesse por esta área, saiba que o centro de formação Do It Better, disponibiliza o Curso de Design e Decoração de Interiores que permite desenvolver competências para a decoração de espaços interiores. Para além disso, poderá ainda ter a oportunidade de frequentar um estágio numa instituição parceira.

Não espere mais e venha certificar-se connosco! 

ABOUT INSTRUCTOR