As 10 tendências da área do Design e Decoração 

Os sucessivos confinamentos e temporadas passadas em casa devido à COVID-19 têm vindo a alterar a forma como os profissionais e os cidadãos comuns têm olhado para a área do Design e Decoração de Interiores. Os profissionais desta área estão cada vez mais conscientes da sua responsabilidade em melhorar o bem estar de quem habita ou trabalha num determinado espaço.

À medida que o design de interiores se torna cada vez mais um assunto de interesse vão-se desenvolvendo vários projetos e notícias que dão conta das tendências a seguir para os próximos anos. Fique agora a conhecer algumas:

1- Design biofílico – vegetação interna, plantas de grande porte em espaços interiores são uma tendência crescente. Esta tendência visa integrar elementos naturais na edificação e espaços internos. Uso de madeiras, plantas suspensas, paredes verdes e muito mais. 

2- Móveis em fibra natural – O uso de fibras naturais como o rattan e o vime para o mobiliário está a tronar-se muito popular em projetos interiores, este é um tipo de material tipicamente usado em cadeiras, tapetes e iluminação, mesclados e combinados com um desenho mais moderno. 

3 – Design com formas arredondadas e volumosas – cadeiras, mesas de centro e sofás apresentam curvas volumosas dando um aspeto mais lúdico. Esta tendência caracteriza-se por móveis com cantos arredondados e formas tubulares.

4- Arcadas – os arcos são formas típicas da arquitetura tradicional e diversas partes do mundo. Alinhados às tendências de formas arredondadas e design biofílico, os arcos surgem como uma nova estratégia para trazer curvas e formas mais orgânicas aos interiores.

5- Mini espaços de trabalho – flexibilidade dos espaços internos é, agora, mais importante do que nunca, visto que o trabalho em casa se tornou mais comum. Neste contexto, as áreas de trabalho tornam-se menos formais e podem coexistir com outros espaços. 

6- Puxadores invisíveis para uma cozinha totalmente integrada – recentemente temos visto em vários projetos de cozinha que os puxadores de gavetas e armários foram substituídos por ferragens invisíveis. O objetivo é ter um espaço minimalista, uniforme e elegante. 

7- Escadas integradas com o mobiliário – explorando formas de utilizar o espaço sob as escadas, vários projetos de interiores criaram áreas de armazenamento ou até mesmo degraus como parte da composição do mobiliário.

8- Casas de banho coloridas – a aposta em cores vibrantes nas paredes e nos móveis é uma constante, poderá usar o rosa, azul marinho, o verde entre muitas outras.

9 – Áreas e estar abertas e espaçosas – As habitações estão a tornar-se cada vez mais abertas e espaçosas com a separação dos espaços cada vez menos frequente. Ideias como a incorporação de cortinas e painéis móveis em espaços abertos para fazer esta “separação” são uma tendência crescente.

Integre o mercado de trabalho numa área promissora e que tem registado um desenvolvimento contínuo. Para mais informações consulte o nosso curso de Design e Decoração de Interiores. 

ABOUT INSTRUCTOR