Maior exposição de crianças aos ecrãs, podem trazer riscos para a saúde, alertam especialistas.

English (Inglês) Français (Francês) العربية (Árabe)

Pediatra alerta para possíveis problemas oculares e funcionamento cerebral com o uso excessivo de ecrãs de telemóvel, televisores e tablets, afirmando ainda que estes podem ser um risco para o desenvolvimento da primeira infância. Poderá consultar a notícia na íntegra aqui

Com este uso desmedido, algumas crianças acabam por passar a ter comportamentos como quando eram mais novas, como por exemplo, falar menos, ficarem com muita vontade de ir a casa de banho, mas só percebem quando já estão muito aflitos e por vezes pode acontecer de fazer nas calças. A pediatra do Hospital Albert Einstein, Carolina Camargo Vince, enumera alguns danos físicos e emocionais. “A criança ao olhar só para uma tela, existem estudos que mostram que podem ter danos oculares, ocorrência uma miopia mais precoce em maior grau e existem danos relacionados ao funcionamento cerebral. Durante a pandemia houve um aumento considerável da ocorrência da puberdade precoce, as meninas e os meninos começaram a ter um desenvolvimento púbere precoce. E, este facto e traz um padrão de ansiedade muito grande, crianças mais ansiosas em decorrência ao uso de telas”, explica.

As nossas crianças são o futuro, elas precisam de ajuda, precisam de uma maior atenção e disponibilidade. Por isso, devemos sempre que possível, colocar limites ao uso dos ecrãs, interagir com elas em outras atividades, brincadeiras em família, atividades manuais etc.

Se gosta de crianças e sente que esta é a sua vocação venha conhecer o nosso curso de Técnico Auxiliar de Ação Educativa, onde irá adquirir habilidades e competências para exercer a função com uma metodologia teórico prática. Com este curso, terá um acesso mais facilitado ao mercado de trabalho através do nosso estágio opcional de 200h. Acreditamos no seu potencial venha ser Better! Para mais informações sobre o curso consulte o link.

 

ABOUT INSTRUCTOR