Animais de estimação – benefícios para donos de todas as idades

“Há estudos que demonstram que os animais de estimação representam uma forte ajuda emocional para adultos e crianças.” (Público, 2020) 

Idosos, adultos, jovens e crianças, todos nós beneficiamos da presença de um animal de companhia nas nossas casas, tanto a nível mental e emocional, como físico. A maior parte das vezes, considerados como os nossos melhores amigos, ou até mesmo como membros da família, os nossos animais possibilitam a libertação de endorfinas, devido ao sentimento de felicidade que em nós despertam.

Os mais velhos usufruem do companheirismo, que contribui para a diminuição da solidão, mais fortemente sentida nestas faixas etárias, como consequência da natural evolução da sociedade, cada vez mais individualista. Desta forma, a relação com os animais afigura-se positiva e saudável, na medida em que, podem contribuir diretamente para uma maior sensação de utilidade, realização e propósito de vida diário das pessoas.

Para os adultos brincar e cuidar de um animal de estimação reduz os níveis de stress e ajuda a combater a depressão. Uma vez que, para além da sua constante demonstração de carinho, lealdade e companheirismo, os animais, também incentivam os seus donos à prática de exercício físico, o que, por sua vez, também beneficia, positivamente, a sua saúde mental.

No caso dos mais novos, durante a adolescência, os animais de companhia ajudam a combater e a amenizar a ansiedade social e as mudanças de humor. 

Durante a infância, contribuem para um desenvolvimento positivo das competências sociais, emocionais e cognitivas e estimulam a curiosidade e a atenção das crianças. Aqueles que crescem com um animal de estimação têm maior probabilidade de, mais tarde, desenvolverem relações saudáveis. Isto, uma vez que, os seus animais os ajudam a aprender a estabelecer relações de amizade e a entender o seu valor, devido ao amor incondicional, segurança, lealdade e conforto que transmitem às crianças. Adicionalmente, as crianças desenvolvem, mais facilmente, a sua comunicação verbal, adquirem uma maior capacidade de resolução de problemas, um maior sentido de responsabilidade, aprendem a melhor regular as suas emoções e desenvolvem um autoconceito mais positivo.

Sabe-se que, “Em Portugal […] mais de metade das habitações, 54%, têm, pelo menos, um animal de companhia […]” (Público, 2019)  Dito isto, torna-se fundamental existirem profissionais qualificados na área, para que, consigamos cuidar o melhor possível da saúde dos nossos animais, tal como eles cuidam da nossa. É com esse intuito que, a Do It Better, com o Curso Certificado de Técnico Auxiliar de Veterinária e Estética Animal  lhe proporciona a oportunidade de melhorar a vida dos nossos melhores amigos. 

Qualifique-se na área da veterinária e estética animal  e venha construir a sua carreira numa das áreas cada vez mais aliciantes pelo crescente número de animais de estimação e, por conseguinte, pelo crescente número de oportunidades profissionais nesta área.

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário