Conheça as estratégias certas para conseguir o emprego que ambiciona

Para si que está desempregado, que procura entrar no mercado de trabalho ou até mesmo mudar de rumo profissional, esteja atento às divulgações de ofertas de trabalho que vão surgindo, pois, apesar da Covid-19 ter sido nefasta para algumas áreas, noutras, a empregabilidade subiu a olhos vistos, e, muitas empresas continuaram a procurar e a reforçar as suas equipas de trabalho.

6 passos para a procura de emprego se tornar mais fácil e eficaz:

  • Fazer um plano do que se pretende fazer: O ideal, antes de enviar currículos para todas as vagas que encontrar, é pensar nas funções que mais gostaria de exercer, onde gostaria de trabalhar e enviar candidaturas apenas para esses locais. Caso não consiga de imediato uma oportunidade onde ambicionava, não desanime, procure outras áreas do seu interesse e volte mais tarde a tentar.
  • Preparar e desenvolver uma apresentação: Um currículo bem estruturado e uma carta de apresentação ou de motivação são elementos fundamentais para uma empresa. Antes de enviar estes documentos para uma vaga do seu interesse, verifique se apresenta todos os requisitos que a oferta exige e tente adaptá-los a outras vagas onde o seu perfil se encaixe. Um currículo com uma estrutura diferenciadora pode ajudar a destacá-lo de outros candidatos. 
  • Procurar regularmente e de forma organizada: Para procurar emprego é necessário tempo e persistência. Organize o seu tempo e procure regularmente ofertas de emprego, pode aparecer uma oportunidade ideal a qualquer momento. 
  • Recorra ao mundo digital: Grande parte dos anúncios de emprego são publicados na internet, através das redes sociais e sites de empregos. Utilize estas plataformas para a procura de vagas e aproveite para estabelecer contactos (networking). 
  • Preparação para entrevistas de emprego: Antes da entrevista, procure saber mais acerca da vaga, da empresa para onde se candidatou e de possíveis perguntas. Com a pandemia e o distanciamento social, as entrevistas foram adaptadas para o mundo virtual, ou seja, na generalidade dos casos são  realizadas através da internet. Para isso, é necessário que reúna todas as condições (internet, local apropriado, plataforma) para a conseguir realizar em perfeitas condições. Não se esqueça também da importância do dress cod, apesar da distância a primeira impressão que demonstramos continua a ser fulcral.
  • Apostar numa formação: Caso aguarde por uma oportunidade de trabalho, aposte numa formação durante o seu tempo livre, através de cursos, formações online e workshops, é um bom investimento para o desenvolvimento de competências e aumenta a probabilidade de conseguir a vaga que pretende. 

Consulte a nossa oferta formativa aqui: https://www.doitbetter.pt/  e venha ser Better connosco! 

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário