Como escrever um e-mail profissional para a sua candidatura
- Categories Ressources humaines
- Date 22/01/2023
A importância de saber escrever um e-mail profissional é importante, não só para comunicar com a empresa, quer internamente ou externamente, como também para se candidatar a um cargo. Um e-mail profissional é muito mais do que comunicar informação necessária de interesse ocupacional, passando também por uma estrutura que exige uma certa linguagem e formalismo associado.
Atualmente, a maioria dos processos de seleção e recrutamento das empresas efetuam-se por via internet. Por isso, no processo de envio da candidatura é provável que a mesma seja acompanhada por um e-mail.
Visto que o corpo de texto do e-mail é o primeiro contacto que o recrutador tem consigo, é importante que cause boa impressão. Para conseguir alcançar este objetivo é fundamental que siga os 5 passos que apresentamos.
1 – Analise a oferta de emprego com atenção e faça uma pesquisa prévia sobre a empresa
A pesquisa sobre a empresa é um dos passos fundamentais para adaptar a sua candidatura à oferta, expondo os requisitos e qualificações necessárias. É importante também ter em atenção a data limite do prazo. É aconselhável analisar o tipo de projetos que desenvolve, os resultados alcançados, a pessoa responsável pelo recrutamento e até mesmo opiniões dos seus colaboradores.
2 – Utilize um endereço de e-mail profissional
Endereços de e-mail com apelidos ou alcunhas não são recomendados. É preferível criar um novo e-mail profissional contendo apenas o nome.
3 -Escreva o assunto do email de forma clara
Assuntos compostos por informações vagas e que não são percetíveis ao empregador tendem a ser menos abertos.
É importante que seja concreto e que o propósito esteja claro, referenciando sempre o nome e o cargo para a qual se está a candidatar. É importante destacar que algumas empresas atribuem uma referência à oferta de emprego, por isso deve utilizar essa mesma referência no assunto do e-mail.
4 – Apresente-se de forma profissional e objetiva
A saudação é o primeiro impacto que tem com o recrutador. É recomendável que comece sempre um e-mail com uma saudação educada e evitando saudações de proximidade mantendo sempre a distância e o profissionalismo como “Prezado” ou “Caro”, seguido do nome da pessoa responsável pelo recrutamento da empresa.
O primeiro parágrafo destina-se para apresentação do propósito do email e em seguida é importante fazer uma breve apresentação de si próprio mencionando o nome, formação, experiência e entre outros aspetos. Se tiver sido indicado para a vaga, é importante mencionar esse pormenor.
5 – Exponha as suas qualidades e interesses pela vaga
Neste segundo parágrafo, deve expor as suas qualidade evitando a utilização de expressões generalistas e pouco específicas.
É importante especificar o período de tempo que trabalhou e o que desempenhou na ocupação desse cargo usando indicadores concretos. Apresente também o interesse pela vaga. Demonstra claramente que conhece o tipo de trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela empresa.
Após seguir todos estes passos, deve ter em atenção a coesão do texto e evitar erros ortográficos. Obtenha feedback de outros colegas para conseguir melhorar a sua candidatura. Por fim, seja paciente e aguarde pelo contacto da empresa evitando enviar um novo e-mail sobre a sua candidatura. Enquanto aguarda, pode sempre pesquisar novas vagas, aperfeiçoar o seu processo de candidatura e preparar para a sua entrevista de emprego.
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