Muitas das vezes, a realidade dos portugueses relativamente a encontrar emprego revela-se difícil e demorada, justificada pelo aumento da procura, que não é acompanhada pela oferta.
Os portugueses revelam, cada vez mais, questões como ansiedade, dores de cabeça constantes e problemas cardíacos, devido à azáfama do mercado de trabalho.
Contudo, há alguns aspetos, quer mentais como práticos, que facilitam o processo de encontrar emprego, quando tidos em conta.
Deverá trabalhar uma boa imagem online.
A rede social considerada mais profissional é o LinkedIn. Se ainda não faz parte, deverá criar um perfil, com uma foto de capa relacionada com a(s) sua(s) área(s) de interesse, bem como uma foto de perfil que demonstre a sua personalidade, mantendo-se profissional
Ao partilhar os seus gostos e interagir com profissionais da área, estará não só a trabalhar o seu perfil como a trabalhar o engagement do mesmo, podendo dar-lhe uma maior visibilidade, o que ajudará a encontrar uma boa oportunidade.
Além de partilhar no LinkedIn que procura um empego, poderá fazê-lo também noutras redes sociais, informando a sua rede de contactos da sua vontade.
Um currículo bem estruturado e sintético captará a atenção dos recrutadores.
Deve focar-se nos seus aspetos positivos e nas suas vitórias, no entanto deverá estabelecer um equilíbrio e não fugir demasiado do objetivo.
Poderá ter as melhores habilitações e várias formações e capacidades, mas se o seu currículo não estiver bem desenvolvido e não transmitir essas qualidades, poderá ser mais difícil ser escolhido.
Procure sempre ser criativo, que o seu currículo não contenha demasiada escrita e tenha principal atenção para os erros mais comuns ao realizar um currículo.
Neste momento, o mercado revela-se muito competitivo, pelo que mostrar a diferença e destacar-se pela positiva ajudará no processo de encontrar um emprego de que realmente goste.
Não se foque apenas em desenvolver um bom currículo, mas também em preparar-se para uma possível entrevista, aquando do envio do currículo.
Para o fazer, deverá:
– informar-se e conhecer a empresa, bem como os seus valores e a sua história, a sua área de atuação, a sua equipa e os clientes com os quais trabalha;
– assumir uma atitude confiante mas profissional, demonstrando interesse, entusiasmo e a sua personalidade;
– agir sempre com sinceridade, seja acerca das suas competências, experiência ou sobre si
– comunicar de forma clara e eficaz, tanto corporal como verbal.
Enviar currículo para imensas ofertas e imensas empresas não é uma técnica eficaz.
Reflita sobre a área e as empresas com as quais realmente se identifica para trabalhar futuramente.
Deste modo, poderá investir o seu tempo para desenvolver currículos personalizados e que sejam destinados a cada empresa, tentando responder às necessidades da mesma.
- Além do currículo, poderá elaborar uma carta de motivação, direcionada a cada empresa, destacando as suas virtudes e os seus objetivos enquanto futuro colaborador.
Caso escreva uma carta de motivação modelo, idêntica para todas as empresas, será difícil ser selecionado.
Experiência e formação na área em que pretende trabalhar é muito importante e ajudará a melhorar as suas competências.
A Do It Better dispõe de um curso de Técnico Administrativo e de Recursos Humanos, que tem como principal alvo os profissionais de Recursos Humanos ou Ciências Sociais e Humanas ou quem quer saber mais sobre a Área Administrativa e de Recursos Humanos.
Esta é uma das áreas com maior empregabilidade no mercado, sendo que o curso que a Do It Better proporciona é muito completo, preparando os seus formandos para a respetiva área. Além disso, inclui um Estágio Curricular de 200 horas, opcional.
Depois de todas estas dicas, tem tudo o que precisa para encontrar a melhor oportunidade e ingressar no mercado de trabalho.