Em Portugal, existe atualmente uma instabilidade no mercado de trabalho, que causa nas gerações mais jovens uma necessidade de procurar melhores condições de trabalho e carreira que justifiquem ficar em Portugal ao invés de emigrar.
Procuramos então perceber como estas gerações pensam, tendo em conta o contexto social e ambiental em que se enquadram, os eventos mundiais que mudaram o mercado de trabalho nacionalmente, quais as suas exigências, identificando assim o porquê de serem diferentes das gerações anteriores e a razão pela qual o work-life balance é essencial para os jovens trabalhadores.
Como pensam os Millenials e a Geração Z?
As gerações Z e Millenials preocupam-se mais, por comparação às anteriores, com o ambiente que as rodeia, quer seja este o meio ambiente, social e de trabalho, sentido a necessidade de balanço entre o trabalho e vida pessoal, impulsionado ainda mais devido às comodidades que experienciaram durante o período da pandemia.
Entre estas comodidades está:
- O trabalho à distância, reduzindo o tempo e dinheiro gastos com o deslocamento;
- Uma maior flexibilidade não só em termos de horários, como também de projetos;
- Mais tempo em casa, o que permitiu a prática de exercício físico, resultando em hábitos saudáveis;
- Uma alimentação mais saudável, visto que com as restrições, comer fora era muito mais raro;
- A possibilidade de passar mais tempo com a família e amigos.
Com os pontos acima definidos, é difícil negar que existem benefícios dos quais os trabalhadores destas gerações não tencionam abdicar, os quais possibilitam um work-life balance satisfatório ou, por outras palavras, um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e o trabalho, essencial para que se mantenham motivados.
O que é o work-life balance? Qual a sua importância?
O work-life é definido pelo equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. É a capacidade de organizar as obrigações do trabalho e as responsabilidades da vida pessoal, sem que uma das áreas afete negativamente a outra.
Um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal permite alcançar uma maior produtividade, bem-estar e reduzir stress, pelo que encontrar a quantidade certa de tempo, esforço e energia a dedicar ao trabalho e à vida pessoal é essencial.
População mais jovem em Portugal procura melhores condições de trabalho e manter o work-life balance
Quais são as razões pelas quais as gerações Z e Millenials procuram melhores condições de trabalho que permitam manter o work-life balance?
- Mudança nos valores sociais: As gerações mais novas valorizam mais a qualidade de vida e o equilíbrio entre a vida pessoal que o sucesso profissional ou financeiro;
- Aumento da consciencialização sobre a saúde mental: Os jovens estão mais conscientes sobre os riscos de esgotamento profissional, ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental associados ao trabalho excessivo e ao estresse;
- Avanços tecnológicos: Com a popularização do trabalho à distância, os jovens passaram a procurar trabalhos mais flexíveis que lhes permitam manter o work-life balance;
Posto isto, percebemos que, em Portugal, um país onde existem bastantes jovens formados e prontos a trabalhar, instaurou-se uma nova mentalidade na qual certas condições devem ser respeitadas para que os trabalhadores das gerações mais novas se sintam motivados e respeitados nas funções que desempenham, havendo uma grande necessidade por parte das empresas de se adaptarem a este novo modelo que não é tão repetitivo, cansativo, mais flexível e que oferece uma maior confortabilidade, para que não seja perdido mão-de-obra qualificada e talento para o estrangeiro.
A Do It Better presta serviços e formações de alta qualidade, que o podem equipar com as ferramentas necessárias para encontrar uma maior variedade de empregos com melhores condições e flexibilidade de horários, para que seja feliz dentro e fora do seu trabalho! Para mais informações visite https://doitbetter.pt/