Alimentos que combatem a depressão
Hoje damos-lhe a conhecer alguns alimentos que o podem ajudar a minimizar os impactos causados pela depressão e a promover uma melhor qualidade de vida. É fundamental ter uma alimentação rica em alimentos que promovam a produção de serotonina e dopamina, que são as substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem estar no organismo.
“A serotonina é um dos neurotransmissores mais importantes para o nosso cérebro que regula o humor , mas também o sono, apetite, desejo sexual e a memória”, afirma a psiquiatra Cláudia Chaves.
Alguns dos nutrientes e alimentos que devem ser incluídos na alimentação do dia a dia são:
- Triptofano e ômega-3, que pode ser encontrado na carne, peixe, frutos do mar, ovo, castanha, amendoim, ervilha, couve-flor, banana, grão-de-bico, abacate, aveia, chocolate amargo;
- Cálcio, presente no leite e derivados;
- Magnésio, que pode ser encontrado no chocolate, castanhas, amêndoas, sementes de abóbora, arroz integral, gérmen de trigo, aveia, abacate e banana;
- Vitaminas do complexo B, que está presente em espinafre, couve manteiga, leite e derivados, fígado, frango, ameixa e melancia;
- Vitamina C, presente na acerola, goiaba, abacaxi, laranja, limão, tangerina, amora, framboesa.
- Fibras, como as presentes nas frutas, vegetais e sementes como chia, linhaça e gergelim.
Para melhorar o seu humor deve procurar consumir estes alimentos com alguma regularidade, sendo importantes também para perder peso e melhorar o trânsito intestinal.
Já para o aumento de dopamina é importante que conjugue com algo que lhe dê prazer, como por exemplo uma atividade física, um hobbie, algo que o deixe feliz e motivado, tudo é possível.
No curso de Nutrição Dietética e Parafarmácia encontrará todas as ferramentas necessárias a atuar no mercado de trabalho e aconselhar nutricionalmente quem o procure, seja trabalhando por conta de outrém ou até mesmo abrindo o seu próprio espaço ou clínica. Para mais informações consulte o nosso curso.