Soft Skills mais importantes para entrar no mundo do trabalho

Quando pensamos nas capacidades complementares que devemos desenvolver  para o mercado de trabalho, muitas vezes consideramos as hard skills mais importantes que as soft skills, no entanto, estas têm-se vindo a destacar. Venha descobrir quais deve desenvolver!

O que são soft skills?

As softs skills são, contrariamente às hard skills, uma mistura de capacidades sociais e interpessoais, atitudes profissionais e características de personalidade que todos os empregos requerem. Permitem que um candidato seja selecionado numa entrevista de emprego uma vez que, mostram que uma pessoa não está apenas limitada às hard skills, isto é, habilidades que se obtêm academicamente.  

Estas capacidades são difíceis de medir, no entanto são cruciais no mercado de trabalho e potencializam o sucesso das empresas. Num mundo onde as existe uma carência de soft skills nos currículos profissionais, as empresas focam-se cada vez mais a sua atenção nas capacidades comportamentais dos indivíduos e como estes se relacionam.

Exemplos de softskills importantes a desenvolver no mercado de trabalho 

1- Comunicação: Esta é uma das soft skills mais importantes no mundo do trabalho. A comunicação vai permitir melhorar qualquer soft skill. Ser capaz de comunicar problemas de forma eficaz, comunicar com a equipa e mesmo ouvir ativamente e aprender perante isso, é um fator que devemos enfatizar no nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Alguns exemplos que compõem uma boa comunicação são:

  1. a) Comunicação não-verbal
  2. b) Comunicação escrita
  3. c) Ouvir ativamente

2- Capacidade de gerir o tempo: Atualmente a vivemos numa realidade onde a tendência do mundo do trabalho passou a ser o trabalho híbrido ou mesmo à distância. Consequentemente, é imperativo que os profissionais consigam gerir o seu tempo de forma eficaz e eficiente de forma a manter ou aumentar a performance e, mais importante, manter uma qualidade de trabalho e de vida, evitando o stress e a ansiedade. Alguns exemplos de uma boa capacidade de gerir o tempo são:

  1. a) Planeamento
  2. b) Definição de objetivos claros
  3. c) Criar blocos de tempo para determinadas tarefas

3- Adaptabilidade:  As empresas estão em constante mudança devido às alterações consecutivas do mundo atual. Demonstrar que é capaz de embarcar em mudanças e ajustar-se a elas é uma mais valia. Isto permite ainda que uma empresa consiga lidar com possíveis setbacks de forma mais eficiente e mesmo que consiga perceber mudanças e ajustarem a sua estratégia. Seguem-se três exemplos desta soft skill:

  1. a) Flexibilidade
  2. b) Resiliência
  3. c) Capacidade de análise

4- Criatividade: Ser capaz e pensar “fora da caixa” é uma mais valia no mundo de trabalho. Esta soft skill implica um pensamento de curiosidade e abertura para assumir riscos. A criatividade permite a resolução eficiente de problemas, isto é, os indivíduos conseguem perceber e solucionar problemas através de diferentes abordagens. Quatro exemplos que integram a criatividade são:

  1. a) Brainstorming
  2. b) Imaginação
  3. c) Curiosidade
  4. d) Experimentação

O mundo do trabalho requer que os profissionais detenham capacidades técnicas e soft skills de forma a conseguirem prosperar no ambiente da empresa. Apesar de continuar a ser vital desenvolver as capacidades técnicas e crescer perante estas, as softs kills diferenciam candidatos no que diz respeito ao seu comportamento e colaboração eficaz dentro da empresa.

Se está interessado em investir no seu futuro profissional e desenvolver as suas skills, na Do It Better encontra uma variedade de cursos para moldar o seu futuro. 

ABOUT INSTRUCTOR