Como escrever um e-mail profissional para a sua candidatura
- Categories الموارد البشرية
- Date 09/04/2023
O acompanhamento do e-mail profissional na sua candidatura é importante, pois para além de verem as suas competências conseguem avaliar a maneira como comunica e se apresenta. Deste modo, é fulcral que saiba todos os passos que deve seguir para que se consiga destacar aos olhos dos recrutadores.
Atualmente, a maioria dos processos de seleção e recrutamento das empresas efetuam-se pela internet. Por isso, no processo de envio da candidatura é provável que a mesma seja acompanhada por um e-mail, já que é o corpo de texto do e-mail é o primeiro contacto que o recrutador tem consigo, sendo importante causar boa impressão.
1- Analise a oferta de emprego com atenção e faça uma pesquisa prévia sobre a empresa
A pesquisa sobre a empresa é um dos passos fundamentais para adaptar a sua candidatura à oferta, expondo os requisitos e qualificações necessárias. É aconselhável analisar o tipo de projetos que desenvolve, os resultados alcançados, a pessoa responsável pelo recrutamento e até mesmo opiniões dos seus colaboradores.
2 – Utilize um endereço de e-mail profissional
Endereços de e-mail com apelidos ou alcunhas não são recomendados. É preferível criar um novo e-mail profissional contendo apenas o nome.
3 – Escreva o assunto do email de forma clara
Assuntos compostos por informações vagas e que não são perceptíveis ao recrutador tendem a ser menos abertos.
É importante que seja concreto e que o propósito esteja claro, referenciando sempre o nome e o cargo para a qual se está a candidatar. Algumas empresas atribuem uma referência à oferta de emprego, por isso deve utilizar essa mesma referência no assunto do e-mail.
4 – Apresente-se de forma profissional e objetiva
A saudação é o primeiro impacto. É recomendável que comece sempre um e-mail com uma saudação educada e evitando saudações de proximidade, mantendo sempre a distância e o profissionalismo como “Prezado” ou “Caro”, seguido do nome da pessoa responsável pelo recrutamento da empresa.
O primeiro parágrafo destina-se à apresentação do propósito do email e em seguida é importante fazer uma breve apresentação de si próprio mencionando o nome, formação, experiência, entre outros aspetos. Se tiver sido indicado para a vaga, é importante mencionar esse aspeto.
5 – Exposição de qualidades e interesse pela vaga
Neste segundo parágrafo, deve expor as suas qualidades evitando a utilização de expressões generalistas e pouco específicas.
É importante mencionar o período de tempo que trabalhou e o que desempenhou na ocupação desse cargo, usando indicadores concretos. Apresente também o interesse pela vaga e demonstre que conhece o tipo de trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela empresa.
6 – Anexe o seu CV nos formatos adequados
No processo de anexo do seu CV ao e-mail, tenha em atenção ao formato pedido. Quando este aspeto não é respeitado, pode ser um dos motivos de exclusão da candidatura. É ainda aconselhado a utilização do PDF para evitar erros de formatação. Aconselhamos ainda que consulte o nosso artigo “4 Dicas para a criação do currículo” para retificar a qualidade do seu CV.
7 – Agradeça a oportunidade e despeça-se cordialmente
O agradecimento antecipada a oportunidade por se candidatar acompanhado por uma disposição para esclarecer dúvidas.
Após seguir todos estes passos, deve ter em atenção a coesão do texto e evitar erros ortográficos. Obtenha feedback de outros colegas para conseguir melhorar a sua candidatura.
Por fim, seja paciente e aguarde pelo contacto da empresa, evitando enviar um novo e-mail sobre a sua candidatura.
Enquanto aguarda, pode sempre pesquisar novas vagas, aperfeiçoar o seu processo de candidatura e preparar para a sua entrevista de emprego.
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