Mitos e Verdades Sobre A Fisioterapia

Certamente, quando se fala em fisioterapia muitas pessoas acreditam em sessões de massagem e que não passa de uma terapia que não oferece benefícios. Contudo, muitos aspetos relacionados com a fisioterapia são desconhecidos pelos indivíduos que têm noções pré concebidas sobre esta área. Neste artigo, desmistificamos alguns mitos e verdades sobre a fisioterapia para acabar de vez com as dúvidas.

A fisioterapia é a ciência que estuda o movimento do corpo humano em todas as suas formas e potencialidades. São usadas diversas técnicas mediante as necessidades do paciente, sejam elas com intuito de prevenir ou tratar algum problema. Leia o artigo e saiba mais.

O que é a fisioterapia?

A fisioterapia é o serviço prestado por fisioterapeutas a indivíduos de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida. Esta é prestada em casos onde o movimento é ameaçado por fatores como o envelhecimento, lesões, dores, doenças, distúrbios e fatores ambientais. 

O fisioterapeuta examina/avalia o utente usando conhecimentos e técnicas específicas com foco em identificar problemas e maximizar a qualidade de vida dos indivíduos. A abordagem utilizada poderá ser a prevenção, o tratamento ou a reabilitação. Depois do diagnóstico, o fisioterapeuta poderá prescrever a aplicação de massagens, exercícios, tratamentos à base do frio e do calor, etc…

Mitos e Verdades

MITO – A fisioterapia é só para quem está lesionado

O objetivo da fisioterapia é oferecer bem-estar e qualidade às pessoas, através da prevenção e da reabilitação das funcionalidades do corpo. Assim, todos podem fazer sessões de fisioterapia, já que é capaz de fortalecer a musculatura, melhorar a mobilidade e a amplitude dos movimentos de forma mais ágil e efetiva, uma vez que o fisioterapeuta leva em consideração a lesão e as dificuldades que encontra para realizar tarefas simples do dia a dia.

MITO – A fisioterapia é o mesmo que massagem

Algumas pessoas acreditam que massagens relaxantes e fisioterapia são a mesma coisa, mas isso não é verdade! Apesar da fisioterapia utilizar técnicas manuais, semelhante às massagens relaxantes, os movimentos realizados pela terapia visam estimular a musculatura do corpo e o fluxo sanguíneo para melhorar as dores ou recuperar lesões.

MITO – As grávidas não podem realizar fisioterapia

Neste período, as principais mudanças são a retenção de líquidos; aumento do peso corporal; alteração do ponto de equilíbrio da mulher, que exige um novo posicionamento da coluna e dilatação do útero. Com estas mudanças é normal que as mulheres passem a sentir algum desconforto na região lombar, principalmente no último trimestre da gestação. Assim, a melhor forma de reduzir as dores é fazendo sessões de Fisioterapia. 

Durante o tratamento, o profissional indica exercícios para relaxamento e atividades que estimulam a flexibilidade, que corrigem a postura e aliviam a pressão nas costas. Além disso, a Fisioterapia também ajuda no tratamento de outros problemas comuns na gravidez, como câimbras e inchaços.

VERDADE – A fisioterapia não precisa de ser prescrita por um médico

Um fisioterapeuta é um profissional de primeiro contato, ou seja, não é necessária prescrição médica para que o paciente o procure. Desta forma, o fisioterapeuta pode determinar a partir de uma avaliação ao indivíduo, que tratamento é necessário fazer.

VERDADE – Um fisioterapeuta não prescreve medicamentos

Apesar de na sua formação o fisioterapeuta estudar noções sobre farmacologia para dar a devida atenção ao paciente, não faz parte da competência profissional do fisioterapeuta a prescrição de medicamentos.

VERDADE – A fisioterapia ajuda a aliviar a tensão

Os músculos do corpo humano são envolvidos por uma membrana do tecido conjuntivo, conhecida como fáscia. Ela fica localizada abaixo da pele e tem como principal função envolver e proteger os músculos, facilitando a movimentação e diminuindo o atrito entre eles. Quando ficamos ansiosos ou muito tempo em uma postura incorreta, por exemplo, a fáscia fica comprometida e rígida, causando dor.

Nessas situações, é recomendado que faça sessões de liberação miofascial, uma modalidade da fisioterapia que usa técnicas manuais para diminuir as tensões entre os músculos e a fáscia, proporcionando, assim, uma maior amplitude dos movimentos.

Depois de termos revelado mitos e verdades, o seu sonho é fazer da fisioterapia a sua profissão?

Na Do It Better temos o curso ideal para si! No curso de Técnico Auxiliar de Fisioterapia e Massagem poderá adquirir competências sobre a área de saúde e bem estar e atuar no mercado de trabalho. Do que está à espera? Inscreva-se já!

ABOUT INSTRUCTOR